Logo Construmarket
Banner

Casa Marone

Casa Marone
A Casa Marone, projetada pelo escritório Siqueira + Azul Arquitetura, atendeu aos pedidos dos proprietários: uma morada ampla, moderna e conectada com a natureza. Imagens: André Nazareth
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone
Casa Marone

Para contemplação

Texto: Vitória Oliveira

O escritório Siqueira + Azul Arquitetura assina o projeto da Casa Marone, que está inserida sobre um eixo longitudinal na região de Mangaratiba, no Rio de Janeiro (RJ).

Um caminho central marcou a entrada do interior para o exterior e esse elemento interligou o acesso principal com a rua. A volumetria é composta por superfícies transparentes e opacas, que é um perfeito contraste entre luz e sombra. 

Os planos verticais em grandes painéis de brises deslizantes contrapõem-se aos planos horizontais de réguas desiguais e intercaladas.

Layout

Os ambientes foram organizados em um único pavimento – o térreo.  Nele estão as áreas íntima (dormitórios) e social (sala de estar e jantar, área de serviços e cozinha). O volume superior conta com um diálogo estético direto ao primeiro, permitindo a visualização das partes entre si, e como um todo.

A área de lazer ganhou uma piscina coberta Foto: André Nazareth 

Os arquitetos apostaram na distribuição racional dos ambientes e na transparência das extremidades, permitindo a ocupação por jardins internos, fluidez entre os espaços e iluminação e ventilação naturais.

Além disso, exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos. A comunicação entre os ambientes torna o projeto mais agradável, além de trazer a dinâmica e o conforto necessário para uma circulação mais fluida.

Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra (branco e cinza) com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras.

As coberturas estendem-se criando possibilidades de aberturas e fechamentos, característica que permite sentimento de convivência em área externa quando em ambiente interno. Essas projeções geram espaços de abrigo que proporcionam áreas de lazer generosas.

As piscinas, com aspecto de planícies aquáticas, conversam com as águas calmas do canal. Cria-se uma dinâmica entre solidez e transparência, onde o sólido flutua na leveza do fluido. A naturalidade dos materiais permite uma inserção suave no espaço, a casa harmoniza com o seu entorno, honra a natureza local.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Campinarana, por Laurent Troost Architectures

Casa Velas, por J.A. Becker Arquitetura & Construções

Casa 636, por CoDA arquitetos

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 2.556 m²
  • Área construída: 1.335 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados