Logo Construmarket
Banner

Casa Luar

Casa Luar
Situada em Itu e inserida na natureza, a residência foi projetada em três níveis para aproveitar o declive de 8 metros do terreno e obter as melhores vistas. Imagens: Manuel Sá
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar
Casa Luar

Um olhar para a natureza

Texto: Naíza Ximenes

Terrenos com grandes desníveis costumam trazer desafios à arquitetura, mas, quando bem aproveitados, resultam em projetos bastante expressivos, que se integram ao entorno e criam relações verticais interessantes.

Foi assim na Casa Luar, uma residência construída em Itu (SP) com projeto do escritório Felipe Caboclo Arquitetura. O ponto de partida da construção foi um declive de oito metros em uma propriedade cercada pela natureza.

Para contornar os desafios do desnível, a equipe optou por uma estrutura com três pavimentos: o ambiente social, no térreo; o ambiente privado, no primeiro andar; e o subsolo, onde ficam os serviços. Mesmo com essa separação, todos os espaços da casa tinham um mesmo propósito: poder contemplar a vista ao redor.

casa luar felipe caboclo

Vista superior da área da piscina | Foto/Imagem: Manuel Sá

Assim, tanto o térreo quanto o primeiro andar ganharam paredes de vidro, do piso ao teto, que permeiam grande parte da extensão da casa. No subsolo, é possível ter acesso direto à vegetação em frente ao terreno.

Além de proporcionar transparência, o vidro também foi utilizado como uma opção de integração. Grandes janelas feitas com o material, quando abertas, transformam a sala em um terraço integrado ao deck e à piscina. Quando fechadas, dividem o espaço em ambientes com propósitos diferentes brises.

Madeira e concreto

A conexão com a natureza também é notável na escolha dos materiais, como a madeira combinada ao concreto — uma associação conhecida por proporcionar aconchego. O exterior da casa é de uma estrutura metálica em tons acobreados, enquanto o interior é repleto de estruturas em madeira — como no teto, nas paredes e nos brises.

O andar superior ganhou quatro suítes, aquecimento através da insolação natural (que pode ser controlada através de brises, os quais também contribuem no controle da privacidade) e aberturas que possibilitam ventilação cruzada em abundância.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Residência IC, por Anastasia Arquitetos
Casa Pérgola, por Sidney Quintela
Artplan, por SK Borges Arquitetura Corporativa

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área do terreno: 669 m²
  • Área construída: 474 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados