Logo Construmarket
Banner

Casa LM

Casa LM
A Casa LM, projetada pelo escritório João de Barro Arquitetura, está rodeada pela vegetação local. A idealização de ambientes agradáveis para viver e conviver é o grande destaque desta residência. Imagens: Israel Gollino
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM
Casa LM

Morada para bons encontros

Texto: Vitória Oliveira

O arquiteto Diogo Mendes – à frente do escritório João de Barro Arquitetura – idealizou a Casa LM com um layout acolhedor para que os moradores pudessem promover encontros memoráveis com amigos e familiares. Além das áreas para hobbies, a morada foi envolvida com uma generosa área verde que pode ser contemplada de todos os espaços.

Situada em um condomínio fechado na cidade de Patrocínio (MG), a residência foi implantada em um terreno com mais de 1.050 m². O projeto arquitetônico resgata traços da personalidade do casal, como praticidade, contemporaneidade e admiração pela natureza.

Com 470 m² de área construída, o projeto teve seus ambientes organizados em dois pavimentos e um anexo.

No térreo, o programa residencial conta com uma extensa área social que se integra com varanda gourmet, salas de jantar e de TV, área de serviços, despensa para apoio da cozinha, casa de máquinas, academia, home office, área de lazer (que é composta por uma piscina e pelo jardim) e garagem para atender três carros.

Um pano de vidro enaltece a natureza externa, fazendo-a participar dos ambientes internos Foto: Israel Gollino 

Para o acesso ao primeiro andar, os moradores podem usar tanto a escada quanto o elevador a vácuo, que utiliza da compressão do ar para o seu funcionamento, facilitando a sua implantação. Nesse primeiro pavimento estão as três suítes, duas convencionais voltadas para a fachada e a suíte principal com closet voltada para a piscina.

Já no anexo adjunto ao quarto do casal, a equipe criou outro escritório que atende a rotina de trabalho da família. Ainda na circulação, um apoio de copa e o corredor que tem acesso as duas generosas varandas contemplando o início e o fim do terreno para que os moradores pudessem reverenciar o nascer e o pôr do sol.

Foi feito um estudo de incidência solar e ventilação cruzada no local, para deixá-lo mais fresco e arejado. Assim, ao norte (90° do terreno), foram criados fechamentos com janelas articuladas na fachada que recebe maior insolação. Em anexo, foi criado o espaço para uma pequena academia voltada para área verde do terreno.

Os arquitetos exploraram o concreto aparente, a madeira e estruturas metálicas, tanto nos ambientes internos quanto nos externos. Na fachada dos dormitórios foram colocados painéis que protegem o ambiente da luz solar direta.

 

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Ananda, por Stemmer Rodrigues

Casa Monte Mor, por Brasil Arquitetura

Residência Curitiba, por marcos bertoldi arquitetos

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 1.050 m²
  • Área construída: 470 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados