Texto: Naíza Ximenes
Em Santana de Parnaíba, cidade em São Paulo, o escritório Nossa Casa Arquitetura projetou a Casa LD, em um terreno de 152 metros quadrados. Com uma proposta boho e contemporânea, a morada abriga um jovem casal e sua filha, que tinham como principal demanda a funcionalidade e a adaptação para o convívio com amigos e familiares, sem prejudicar a privacidade dos moradores.
Para isso, o projeto foi dividido em dois pavimentos, com áreas sociais no térreo e bloco privativo no andar superior. Na porção inferior, sala de estar, jantar e cozinha são completamente interligadas com a área externa quando as portas de vidro de correr estão abertas, transformando o espaço em uma grande varanda ao ar livre.
A equipe de arquitetos conta que a ideia central foi criar um espaço que não fosse apenas esteticamente agradável, mas também altamente funcional e utilizável. Pensando nisso, além de apostar em um conceito inspirado pela natureza, os arquitetos investiram em um mobiliário flexível, estrutura para churrasco e iluminação aconchegante para eventos noturnos.
Para a criação do conceito boho, um pedido dos proprietários, os arquitetos investiram em uma variedade de materiais naturais, como pedras, biribas, seixos e palha.
A disposição desses revestimentos, no entanto, além de cumprir com a proposta, também ganhou um charme contemporâneo. A pedra moledo, por exemplo, é um dos destaques da área externa na parede, enquanto os seixos adicionam uma textura natural e relaxante aos banheiros.
Já a biriba foi usada para criar um forro diferenciado tanto no lavabo quanto na área externa, e a madeira, presente em todos os ambientes, contribuiu para a sensação de aconchego. A palha, por sua vez, foi utilizada em marcenarias e luminárias, adicionando um toque artesanal ao design.
Um elemento de destaque é o uso do monolítico natural de pedra, que traz um ar rústico e acolhedor para diversos ambientes. Além disso, na sala, os nichos e reentrâncias na parede criam um conceito que flerta com a estética grega, com muita estrutura definida pelo concreto pintado de branco.
A iluminação é outro ponto de destaque no projeto — especialmente ao entardecer, quando a casa se transforma. Na área externa, luminárias tipo gambiarra criam um ambiente aconchegante. Internamente, cada cômodo possui detalhes de iluminação indireta, proporcionando uma atmosfera acolhedora e destacando a beleza dos materiais naturais.
O paisagismo também foi cuidadosamente planejado. No corredor entre a sala de estar e o jardim, o piso ganhou pedras São Tomé ao longo de toda a lateral. A área da churrasqueira foi enriquecida com uma jabuticabeira, contornada por uma estrutura de madeira circular, que adiciona um charme especial ao espaço e cria bancos para pessoas se sentarem.
Nos quartos, o principal material utilizado é a madeira, presente em todo o closet da suíte master, na estrutura da cama e da cabeceira, nos armários e no beliche da suíte da filha.
No dormitório do casal, mais seixos completam o design, formando tanto a cabeceira da cama, quanto as paredes do banheiro — equilibrados pelo cimento queimado nas paredes.
Por fim, no quarto da filha, a decoração ganhou uma proposta mais lúdica e colorida, com muitos elementos em rosa e verde pastéis. No banheiro, revestimentos na cor do ano, definida pena Pantone (a Peach Fuzz), revestem toda a área molhada, com contraste garantido pelos metais em dourado.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados