Logo Construmarket
Banner

Casa Las Piedras

Casa Las Piedras
Marcada por elementos tradicionais da Serra Gaúcha, a Casa Las Piedras é um projeto do escritório Charlene Koetz Arquitetura. Está localizada em Gramado, no Rio Grande do Sul. Imagens: Roberta Gewehr
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras
Casa Las Piedras

Refúgio moderno

Texto: Naíza Ximenes

Marcada por elementos tradicionais da Serra Gaúcha, a Casa Las Piedras é um projeto do escritório Charlene Koetz Arquitetura que fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. Combinando madeira e pedra basalto com a natureza exuberante da cidade, a equipe de arquitetos concebeu um projeto contemporâneo e confortável para uma família composta por um jovem casal e seus dois filhos.

A proposta era criar uma residência de serra, onde praticidade, sofisticação e sustentabilidade fossem as diretrizes fundamentais. Assim, a casa foi dividida em tês pavimentos e ganhou cinco quartos, oferecendo um refúgio moderno e acolhedor e refletindo o desejo dos proprietários de unir tecnologia e natureza na morada.

Integração e amplitude

Duas palavras definem todo o conceito do projeto: integração e amplitude. As áreas sociais são conectadas, sem barreiras físicas, e todos os andares da Casa Las Piedras podem ser acessados por uma única escada de concreto aparente — além de um elevador, garantindo total acessibilidade.

As lajes foram projetadas sem degraus, resultando em um fluxo contínuo e ininterrupto. No subsolo, além de garagens temáticas e depósitos, há um ambiente de lazer completo, incluindo uma sala de jogos, uma adega e um cinema, proporcionando diversão e entretenimento para toda a família.

O térreo, de pé-direito duplo, é definido pelo bloco social do projeto. Uma vez dentro da casa, o morador tem acesso à sala de estar, que é totalmente integrada à cozinha, sala de jantar e espaço gourmet.

O design aberto, propiciado pela ausência de barreiras físicas, promove o convívio familiar, enquanto grandes varandas externas conectam a casa à natureza ao redor. O pavimento ainda ganhou um escritório (voltado para um jardim interno) e uma brinquedoteca, concebida para a diversão das crianças.

área de lazer da casa las piedras, em gramado, marcada por materiais como madeira e pedra basalto em uma grande parede à direita. Nela, há uma lareira externa, na base. No centro, ficam sofás e mesinhas de centro. Em cima, um pergolado de madeira. No pavimento superior, a fachada foi revestida por brises de madeira<span height= Os pergolados de madeira amenizam a entrada direta de luz solar nas áreas sociais, marcadas por grandes panos de vidro entre área interna e externa 


A área interna do pavimento térreo é delimitada por grandes panos de vidro nas esquadrias, que permitem a entrada de muita luz natural e trazem a paisagem para dentro da casa. Varandas amplas com pergolados de madeira e uma lareira externa adicionam um toque de aconchego e charme à área externa da casa.

Já no pavimento superior, os moradores têm acesso ao bloco privativo da residência, onde ficam os dormitórios. A suíte master do casal oferece um espaço com vista privilegiada para a natureza, enquanto as suítes das crianças e os dois quartos adicionais garantem conforto para familiares e amigos.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

As paredes de pedra basalto, por fim, foram trabalhadas por pedreiros artesãos da região, e se integram de maneira geométrica e orgânica ao projeto. Essas estruturas não apenas contribuem para a estética rústica e elegante da casa, bem como para sua sustentabilidade ao aproveitar materiais locais e técnicas tradicionais em todo o projeto.

Confira outros projetos de Charlene Koetz Arquitetura:

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 800 m²
  • Área construída: 618 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados