A Casa Jajalpa está localizada em uma floresta de pinheiros perto da Cidade do México. A intenção inicial era preservar parte dessa floresta para torná-la parte da casa. Um muro orgânico que se adapta às posições das árvores pré-existentes que, ora funciona como corredor e ora como elemento vazado, delimita uma área no interior da natureza. O projeto é de autoria LANZA Atelier.
Os dois volumes que compõem a casa – o principal de pé-direito simples e um anexo de pé-direito duplo – relacionam-se com o muro. Desta maneira, se direcionam para o jardim interno, minimizando os ruídos da estrada e a presença de outros vizinhos.
O projeto arquitetônico foi construído num terreno plano e abraçado por uma extensa vegetação. Com isso, o programa da Casa Jajalpa foi organizado em 600 m² e em duas cotas.
A cota mais baixa é onde acontece o acesso principal, levando para os setores sociais – salas de estar e jantar, cozinha, área de lazer e varanda – e íntimos – dormitórios e banheiros. Por fim, na cota superior ficam apenas as áreas privativas.
A residência foi construída com tijolo artesanal branco de puebla que permanece aparente. As lajes de concreto do volume principal se curvam para deixar a luz da manhã entrar em todos os quartos da casa através de janelas altas.
Além de elementos construtivos, os tijolinhos foram empregados como elementos de revestimento. O elemento é uma forma de se inserir texturas naturais na arquitetura. Além disso, proporciona um belo contraste entre o elemento e o concreto aparente, atingindo um resultado harmônico.
A casa, cega para o exterior, é também rica em pátios internos. Assim, cria-se uma relação com fragmentos abstratos da paisagem por meio das vistas dos pinheiros altos e do céu oferecidas por esses pátios. A diversidade de janelas e portas para o espaço aberto permite que a natureza esteja sempre presente no interior.
Escritório
Termos mais buscados