Logo Construmarket
Banner

Casa Itu

Casa Itu
Os espaços abertos e integrados comunicam-se com o jardim e a piscina. A iluminação e ventilação naturais também são os diferenciais da Casa Itu. Imagens: Hugo Chinaglia
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu
Casa Itu

Estendida à paisagem

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Itu, projeto arquitetônico de autoria do escritório de arquitetura Studio dLux, está localizada em Itu (SP). A premissa era idealizar ambientes confortáveis para os moradores aproveitarem os bons momentos da vida, além de conectá-los com a paisagem interiorana.

Em uma ampla área bem provida de vegetação, o terreno se aproveitava de um grande declive que permitiu orientar todos os ambientes para a natureza, criando uma belíssima vista do horizonte.

Pensada como uma casa de veraneio, a Casa Itu pode juntar pessoas para aproveitar bons momentos. Assim, a premissa era uma construção rápida e, ao mesmo tempo, econômica em termos de acabamentos.

Grandes aberturas fizeram com que o interior da residência se conectasse com o lado de fora Foto: Hugo Chinaglia 

Além disso, um dos principais pontos da casa era a permeabilidade da vista incrível e a melhor forma de ventilá-la, já que a cidade de Itu costuma ser bastante quente e seca.

Tudo começa pelo térreo da casa, que te convida a entrar por um hall externo com um grande ipê em sua chegada. Dentro do térreo há um grande vão livre que contempla sala de estar, de jantar e a cozinha, formando uma sequência pensada para o convívio do dia a dia.

Fluidez do térreo ajuda nos dois importantes fatores da construção da casa: em seu fundo um grande conjunto de portas de vidro permite sempre aproveitar a vista do horizonte; e da mesma forma quando abertas, complementa a ventilação cruzada que passa por toda casa, graças a parede de elementos vazados da fachada.

O ambiente do térreo é envolvido por uma grande sacada onde sua lateral dá acesso a descida do terreno pelo jardim, chegando ao andar inferior. Este é composto de uma área de churrasqueira que atende a área externa do jardim e piscina. Além disso, o grande vão abaixo do térreo foi aproveitado como área técnica da casa: as caixas d’água que captam água da chuva e as convencionais estão organizadas neste ambiente.

No andar superior os quartos e os banheiros se dividem em uma configuração que também privilegia suas vistas. Todos os ambientes da casa prezam pela simplicidade nos acabamentos e mobiliários para facilitar o dia a dia de uma casa que nem sempre está com convidados.

A casa foi pensada numa dinâmica diferente do convencional, primeiro foi pensado nos tantos momentos que poderiam ser vividos e depois disso da melhor forma de traduzi-los em arquitetura e interiores para seus convidados.

Veja outros projetos residenciais na Galeria da Arquitetura:

Residência DMG, por Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Casa Cumaru, por Raffo Arquitetura

FV House, por Studio Guilherme Torres

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 250 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados