Com partido arquitetônico contemporâneo, que ajuda a ressaltar suas linhas retas, a Casa H09, projetada pelo escritório Fagá Arquitetura, tem sua vista principal localizada para a Lagoa Mundaú, em Maceió, no litoral sul do estado de Alagoas. “A residência se destaca por escalas e uma distribuição feita em quatro pavimentos, incluindo subsolo, varanda coberta, áreas gourmet, íntima, de convivência e de lazer com piscina e SPA e um espelho d’água coberto”, relata o arquiteto Rodrigo Fagá Rocha.
Inserida em um condomínio residencial, a edificação precisou respeitar todas as limitações referentes aos recuos e alturas máximas. Por esse motivo, o sistema de laje protendida foi adotado nos três pavimentos, permitindo um pé-direito confortável e respeitando a altura máxima da edificação, que é de nove metros. “Um dos grandes desafios foi atender ao pedido do cliente, que sonhava com um grande pé-direito, uma entrada e sala principal imponente”, conta.
A solução foi viabilizada a partir deum corte na planta baixa, uma angulação a qual impede a incidência solar direta do poente e, ao mesmo tempo, permite a tão sonhada integração com o entorno. “Neste cenário, criamos uma área envidraçada com oito metros de altura”.
A fachada possui parede de empena cega lateral, ou seja, sem aberturas. Normalmente é encostada a outro edifício – revestida em granito bruto na cor cinza e voltada ao poente. Tijolos dobrados com espaçamentos entre eles foram aplicados para obter melhor solução térmica. Isso resultou em uma espécie de colchão de ar que impede a transmissão do calor para dentro da edificação.
“A casa possui vários acessos, incluindo uma passarela suspensa que leva direto à área de lazer – deck, piscinas e lagoa – sem ter de passar por dentro da residência”, explica o arquiteto.
Todo acesso se dá por escadas externas e internas, que interligam toda área de sauna, SPA, serviços do subsolo e terraço coberto. Um elevador panorâmico e a escada helicoidal se transformaram em um dos grandes atrativos desse projeto e interligam o restante dos pavimentos.
“No último andar, uma lâmina inteira contempla a suíte máster. Essa área possui uma estrutura metálica aparente usada na ambientação e contornada por um grande terraço descoberto. Os fechamentos em folhas de vidro da suíte possibilitam integrá-la a essa área externa com uma vista incrível. Por fim, a porta, um elemento-surpresa no projeto, foi esculpida e recebeu uma camada de fibra de vidro e pintura, o que evidencia a diferença de relevos e a sensação de movimento, proporcionando uma escultura integrada à arquitetura”, finaliza Rodrigo.
Escritório
Termos mais buscados