Logo Construmarket
Banner

Casa Gaya

Casa Gaya
Com clima de casa de campo, a Casa Gaya tem espaços generosos e uma área de lazer com piscina e vista para as montanhas da região. Imagens: Fran Parente
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya
Casa Gaya

Refúgio sereno

Texto: Vitória Oliveira

A rotina caótica na cidade de São Paulo instigou um casal a buscar refúgio em uma região de montanhas em Atibaia, interior de São Paulo. Foi assim que nasceu a Casa Gaya, um projeto com 460 m² assinado pelo do escritório Candida Tabet Arquitetura e totalmente orientado à natureza.

Os arquitetos decidiram explorar a interação da geometria dos volumes com a vegetação local, resultando em uma morada tranquila, desenhada para um casal que trocou a agitação da cidade pelo clima sossegado do campo.

“A Casa Gaya propõe uma fusão entre a arquitetura, seu interior e os arredores. O projeto explora a interação entre os volumes brancos irregulares e a impressionante vegetação natural do terreno”, explica a arquiteta Candida Tabet.

Discreta e minimalista

Pensada para receber amigos e familiares e, ao mesmo tempo, garantir privacidade aos proprietários, a residência foi dividida em três setores (íntimo, social e de serviços), que se conectam pela passarela central.

A segmentação possibilitou o contato das áreas interna e externa, assim como as áreas de serviços, social e íntima se conectam com a área gourmet com churrasqueira e piscina.

Sala de TV, home office, sala de ginástica e suíte master com terraço recebem luz zenital e têm contato com o jardim através dos panos de vidro. No centro, encontram-se hall de entrada, sala de estar, sala de jantar e área de serviços. Do outro lado, estão três suítes de hóspedes e adega. À frente das áreas sociais ficam a piscina com terraço e a área gourmet com churrasqueira.

Para observar a paisagem

A lareira - localizada ao centro da área social - modernizou o espaço e confere conforto aos moradores em dias frios Foto: Fran Parente 

Uma das estratégias durante a construção foi desconstruir o plano tradicional da cobertura, promovendo dobras intencionais e estratégicas. A combinação de movimentos em diversas inclinações conferiu ritmo à volumetria da cobertura, que é estruturada em madeira garapeira proveniente de manejo sustentável.

O cantiléver – com 40 m de comprimento x 4 m de profundidade – foi possível devido à combinação da teia de vigas de madeira, aço único e imponentes feixes que sustentam a estrutura estendida até a área da piscina.

A estrutura com grande vão criou um térreo integrado onde ficam a sala de estar, de jantar e a cozinha, todas conectadas ao jardim e à piscina. Direcionado para as montanhas, do espaço é possível contemplar a paisagem do entorno.

Veja na Galeria da Arquitetura outras residências de campo:

Residência Quinta do Golf, por Solange Cálio Arquitetos

Casa da Dica, por Roziane Faleiro

Residência Kurumim, por P.M. Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 720 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados