A equipe do escritório Claudia Haguiara Arquitetura recebeu um pedido especial: projetar a Casa FVB privilegiando o contato com a encantadora paisagem litorânea de Trancoso (BA).
Devido à configuração do terreno, a residência – com 700 m² de área construída – tem os fundos orientados para o campo de golfe que pertence ao condomínio fechado, onde está o projeto.
Por ser de esquina, o terreno estreito e comprido possui muitos limites de recuos. Mesmo assim, os arquitetos buscaram privilegiar os ambientes com iluminação e ventilação naturais abundantes, priorizando a qualidade de vida dos moradores ao ar livre.
Para que existisse maior conexão com o exterior, o layout foi organizado em três blocos que estão interligados por uma longa passarela de pinus, que os atravessa.
O primeiro bloco recebeu revestimento com pinus – madeira de reflorestamento – e telhado com madeira taubilha de duas águas, todos materiais típicos da região. Ainda no bloco, estão a garagem e as três suítes dos hóspedes. Esses ambientes têm acesso independente pelo jardim para proporcionar liberdade e privacidade às visitas.
O segundo bloco tem 2 pavimentos – térreo e primeiro andar –, sendo que o grande destaque é sua arquitetura moderna. As paredes são brancas e as treliças de madeira têm cor vermelha. Quando o sol reflete no elemento vazado é nítido e atraente o jogo de luz que invade os ambientes.
No térreo, ficam o dormitório de uma das filhas, a área de serviços e uma espaçosa sala de TV, que se aproveita da vista do campo de golfe através da transparência do terceiro bloco. Já no primeiro andar, ficam a suíte principal e a do futuro bebê, que pode ser considerada uma suíte para hóspedes.
O terceiro bloco tem estrutura de madeira e vidro e abriga a área social da residência. O ambiente é voltado à piscina e para o campo de golfe, que dá continuidade ao jardim da casa. Quando as portas de correr são abertas, o grande terraço conecta os moradores ao exterior.
A área de serviços é como um anexo – começa no segundo bloco e se estende até o terceiro, transformando-se em uma cozinha gourmet com churrasqueira. Ela se integra, ainda, à área social e à piscina.
“Os blocos se alternam em arquitetura local e arquitetura contemporânea, misturando as referências da arquitetura colonial e suas ramificações”, explica a arquiteta Claudia Haguiara.
Os arquitetos priorizaram os materiais da região. Ademais, os artesanatos que são encontrados em todos os ambientes da casa são da própria região e de diversos locais do nordeste brasileiro.
O mobiliário dos quartos foi desenhado visando a flexibilidade de usos. “Para o mobiliário, privilegiamos o design nacional com materiais e revestimentos práticos e muita cor para quebrar a monotonia dos ambientes”, finaliza a arquiteta.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados