Apesar da integração ser uma característica muito presente na Casa FL, o projeto da morada, assinado pelo Curvo Arquitetos, conseguiu definir bem os setores de lazer, social e íntimo. Com 386 m² de área construída, a residência localizada em Camboriú (SC) foi pensada para se adequar à rotina dinâmica dos moradores (um casal e suas duas filhas) e ao mesmo tempo atendê-los nos momentos de lazer, a sós ou com amigos.
De longe, é possível avistar a implantação horizontal e os painéis fotovoltaicos que evidenciam a sustentabilidade da edificação ao produzir 100% da energia elétrica que consome. Entre o calor da madeira cumaru e as objetivas linhas superiores, uma robusta faixa de concreto se estende na direção contrária à da entrada principal, dando sequência a um painel que sucede a garagem e viabiliza o acesso secundário usado em dias de festas.
Do retilíneo pátio com piscina de pastilhas claras, é possível observar o volume superior debruçado sobre o térreo. Com um grande vão horizontal, este volume branco apresenta as janelas dos dormitórios para a face de melhor incidência solar. Os vazios da arquitetura são preenchidos por um conjunto de plantas que criam um filtro de luminosidade e privacidade.
Já no volume inferior, madeira cumaru e concreto aparente se encontram novamente para promover a integração entre o interior e exterior, contemplado com churrasqueira, bar e jacuzzi. Para o paisagismo, o escritório buscou criar um ambiente natural, alinhado com a vegetação da mata atlântica, por isso, são protagonistas naturais espécies como guaimbé, palmeiras rabo-de-raposa, miniabacaxi roxo, podocarpo, palmeira areca, citronela e yucca.
Também de autoria do Curvo Arquitetos, o projeto de interiores alinha-se ao conjunto, trazendo linhas retas, materiais sóbrios, cores sólidas e muita elegância. No pavimento térreo está situada a área social da casa. Sala e cozinha oferecem espaços para encontros íntimos da família e estão integradas à área de festas.
De acordo com o arquiteto Eduardo Piovesan, a serralheria preta dialoga com as esquadrias de mesma cor na arquitetura geral. A mesa de jantar, por exemplo, foi desenhada em serralheria e vidro, especialmente para o projeto.
Os armários da cozinha escondem a despensa e a lavanderia em portas camufladas, uma solução discreta e prática. Outro item de destaque é a estante da sala que, com mais de 5 metros de altura, vai do painel de televisão ao teto, valorizando o pé-direito duplo.
O pavimento superior é ocupado por três suítes, todas voltadas para nordeste e para o sol, orientação ideal principalmente nos dias frios do sul brasileiro. Além do aconchego, soluções interessantes estão presentes na ala íntima, como o duto na mesa de cabeceira da suíte principal que permite a condução direta de roupas usadas para área da lavanderia.
Escritório
Termos mais buscados