O céu azul que encobre a região da Fazenda da Boa Vista – condomínio de luxo localizado no município de Porto Feliz, no interior de São Paulo – foi um belo pano de fundo para o projeto arquitetônico da Casa Fazenda Boa Vista, assinado por Fernanda Marques. Cada ambiente da residência, marcada por amplas aberturas, é um convite para contemplar a bela paisagem ao seu redor.
A morada possui diversas relações com o terreno, aproveitando toda a sua extensão e atendendo fielmente às necessidades dos moradores num programa de 700 m² com múltiplas vistas para o entorno.
As áreas verdes guiaram a projeção da residência, conduzindo a arquitetura e culminando na criação de grandes espaços de convivência. A parceria da arquiteta com os proprietários resultou num projeto harmônico. “Eles queriam uma casa de campo que destacasse ao máximo a integração com a paisagem”, ressalta Fernanda Marques sobre o parâmetro básico para a construção desse recanto familiar.
A preferência por uma estrutura leve, com grandes aberturas e superfície envidraçada deu liberdade para que as soluções arquitetônicas fluíssem naturalmente durante a construção. Ao conciliar a vista privilegiada dos bosques, a residência ganhou uma estrutura ousada que a diferencia das demais a sua volta.
A estrutura metálica da Casa Fazenda Boa Vista acompanha o formato do terreno, com todos os ambientes distribuídos de forma que ficassem voltados para o vistoso lago e o campo de golfe particular.
A fachada da casa é um mix de poucos e refinados materiais: madeira, pedras e vidro. Uma sequência ininterrupta de painéis deslizantes marca toda a fachada do volume, deixando o projeto ainda mais visível ao entardecer. “É como se fosse uma grande caixa de luz refletida nas águas da piscina”, compara a arquiteta.
Com o objetivo de conferir maior leveza à estrutura, os pilares aparentes foram desenhados com atenção, para dividirem a casa em dois volumes marcantes. O principal recebeu a área social, com as salas de estar e jantar, a cozinha e a suíte máster do casal. Já o lateral ficou para as quatro suítes destinadas aos hóspedes.
Os grandes vãos e os panos de vidro que rodeiam a Casa Fazenda Boa Vista permitem a circulação abundante de ar em todos os ambientes e garantem iluminação natural durante parte do dia, sempre integrando a natureza à arquitetura.
Marques explica que a maioria dos ambientes tem iluminação zenital, devido à farta incidência de luz natural, e que o sistema de ventilação cruzada – implantado em toda a área social – é dado pela total abertura dos caixilhos. “Ao integrar o interior com o exterior, criaram-se ótimas condições de arejamento”, conclui a arquiteta.
Veja outros projetos de casas de campo na Galeria da Arquitetura:
Casa Redux, por studio mk27
Escritório
Termos mais buscados