Projetada em 2016 pelo escritório Estúdio MRGB, a Casa ER foi idealizada para ser uma propriedade rural. Ela está implantada em um local descampado com vista para o cerrado, no município de Padre Bernardo (GO).
“Idealizamos o programa em 2008 e oito anos depois pudemos executar. Porém, algumas adequações foram necessárias, mas sem prejudicar a concepção original, que acabou contribuindo com a essência do partido arquitetônico”, comenta o arquiteto Hermes Romão.
A Casa ER foi implantada em um local estratégico, em um dos pontos mais elevados do terreno e com vista para a paisagem de um vale que caracteriza o cenário singular dessa região.
O projeto é relativamente simples: um pavilhão de pedra e madeira, com áreas reduzidas, que totalizam cerca de 250 m². Trata-se de um único pavimento linear que abriga sala de estar, sala de jantar, dois dormitórios, banheiro, cozinha e área de serviço coberta.
O telhado de cerâmica configura os planos horizontais da cobertura em contraponto aos verticais feitos de pedra. Sob a laje e a área de serviço descoberta está a garagem, que é caracterizada pelo pergolado feito de concreto aparente, localizado na extremidade da casa e contido pelos dois últimos muros de pedra que concluem a concepção da casa.
As aberturas das esquadrias seguem o mesmo princípio baseado na composição de planos que proporcionam identidade à obra. “Projetamos essas aberturas para harmonizar com a linguagem arquitetônica sóbria”, relata.
As esquadrias, que estão localizadas nas extensas empenas, com opostos, tiveram como objetivo obter ventilação constante e trazer conforto térmico para o interior da residência.
A primeira é uma esquadra de vidro encaixilhado e a segunda está caracterizada pelas portas retráteis com revestimento de madeira, que assegura ventilação e privacidade. As portas contam com vista para as paisagens exuberantes.
Para o projeto de iluminação da Casa ER, o escritório buscou valorizar as formas lineares e os diferentes materiais empregados. Os materiais escolhidos pelos arquitetos, como pedra, madeira, concreto e a telha cerâmica, caracterizam o exterior da casa. Segundo Romão, a intenção foi trazer rusticidade à morada e harmonizá-la com a região em que está inserida.
“A paisagem natural do cerrado ficou praticamente intacta, sendo ela a grande protagonista”, conclui Romão.
Escritório
Termos mais buscados