Logo Construmarket
Banner

Casa Dotta

Casa Dotta
A Casa Dotta tem um projeto que aproveita a natureza do entorno para oferecer um clima de residência de campo. Imagens: Marcelo Donadussi
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta
Casa Dotta

Equilíbrio entre elementos

Texto: Vitória Oliveira

Com orientação privilegiada em um condomínio fechado em Xangri-lá (RS), a Casa Dotta – assinada pelo estúdio Galeria 733 – teve seus ambientes voltados ao lago da região.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido em uma área com 400 m² com ambientes amplos, confortáveis e conectados com o exterior. O escritório respeitou o desejo dos moradores, tal como idealizar uma residência para a agitação do dia a dia e, ao mesmo tempo, para finais de semana de muita tranquilidade.

Os espaços estão organizados em dois pavimentos: térreo e primeiro andar. O térreo, ao lado oeste, abriga a área social, a varanda e a piscina. E, ao lado leste, uma suíte para hóspedes, lavabo, área de serviços, a cozinha e o espaço gourmet. Já a sala de jantar foi estrategicamente posicionada no centro, articulando a sala de estar, a cozinha e o gourmet.

A varanda é um espaço contemplativo Foto: Marcelo Donadussi 

A área social se estende até a área de lazer, possibilitando uma belíssima vista para o pôr do sol. E no primeiro andar, estão as quatro suítes (uma orientada na fachada oeste e as demais orientadas para leste).

As lajes enfatizam a horizontalidade do projeto nos dois pavimentos. A distinção dos andares acontece por meio dos materiais de revestimento das fachadas, cuidadosamente empregados para que a casa adquirisse harmonia entre cores e texturas, translucidez e opacidade e entre cheios e vazios.

Um espaço de pé-direito duplo configura o hall de entrada, com a marcante presença de uma escada helicoidal e de uma coluna de dupla altura, a qual delimita o ângulo noroeste da composição.

No projeto dos interiores, os arquitetos buscaram a sobriedade, materializada pelos tons de cinza e pelo branco que estão presentes no mobiliário e nos revestimentos, destacando os objetos pessoais coloridos.

Para as fachadas, pedras naturais e elementos amadeirados que se contrapõem ao concreto aparente e as esquadrias pretas. Já os jardins, em franca relação com os interiores, complementam a arquitetura minimalista.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Pavilhão do Una, por Apiacás Arquitetos

PA House, por Studio Guilherme Torres

Casa C+C, por studio mk27

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados