A Casa das Árvores foi um projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Olegario de Sá e Gilberto Cioni Arquitetura e Interiores e apresentado durante a Casa Cor São Paulo em junho de 2015. Sua ideia foi a de condicionar a convivência dos moradores, iniciando a construção dos ambientes de fora para dentro e respeitando a integração com a natureza.
“Transformamos a casa em uma cabana atemporal, pronta para ser instalada na praia ou na montanha, com atmosfera rústica, empregando 100% de materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, que traduzem a tendência mundial para um novo conceito de arquitetura e decoração”, explica o arquiteto Olegario de Sá.
O projeto da Casa das Árvores possui ambientes amplos não compartimentados, iluminação natural e automação. “Pensamos em criar um ambiente com foco absoluto no conceito de morar bem. Assim, a casa oferece conforto, boa iluminação, praticidade e atmosfera aconchegante, além de ser sustentável e ter ambientes integrados”, conta o profissional.
Alguns móveis e objetos se destacam no projeto de interiores por seu design inusitado, como o banco externo com ripas curvadas à mão e grandes sofás estofados em tons de laranja sobre um banco de madeira desenhado pelo escritório de arquitetura. "Essas peças contracenam na decoração", acrescenta o arquiteto Gilberto Cioni.
Os arquitetos optaram pela aplicação de materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, buscando praticidade de manutenção e menor custo de implantação dentro de uma atmosfera sofisticada. "Buscamos, ainda, total integração com a área externa, criando uma varanda que envolve as árvores já existentes na construção”, relata Cioni.
O revestimento das áreas externas foi feito com arenito de grandes dimensões, especialmente cortados para os ambientes da Casa das Árvores. A parede e a lareira foram revestidas com pedras, seguindo o estilo colonial americano. Para o piso, foi usada cerâmica com aparência 100% em madeira, e os vidros possuem controle de iluminação.
Sustentabilidade e recursos tecnológicos foram os principais pontos trabalhados no projeto. Foram usados materiais sustentáveis como iluminação em LED, forro em madeira sintética, porcelanato cerâmico no piso reproduzindo madeira, escultura em fibra de pneu e vidro com incidência solar que melhora a qualidade térmica do ambiente.
“Criamos um espaço absolutamente prático e viável para os dias de hoje. Os materiais sustentáveis são tendência mundial e usados em todo o mundo”, finaliza Sá.
Escritório
Termos mais buscados