Um estilo contemporâneo que dialoga com elementos naturais. A simplicidade dos blocos horizontais brancos contrapostos ao concreto aparente, e o trio imponente de palmeiras dá as boas-vindas na casa gaúcha Chácara das Pedras.
Para os arquitetos Ingrid Stemmer, Paulo Rodrigues e Roberto Stemmer, “o desafio era implantar o projeto em uma região marcada por inúmeras árvores sem interferir na vegetação nativa. Escolhemos a face sul do lote para inserir a residência, destacando as palmeiras como o eixo divisor entre a área de lazer e a parte edificada”.
O programa é marcado por espaços integrados e confortáveis. No térreo, um SPA personalizado, sauna, quadra poliesportiva, piscinas e uma área com varanda e pergolado em madeira rústica coberto com vidro. Inclui-se no cenário a lareira em granito bruto.
Uma grande área social formada por salão de festas com revestimento acústico funciona independente do restante da casa. Uma cozinha com adega e as áreas íntimas nos andares superiores complementam a residência.
Há um contraponto entre a arquitetura limpa – que trouxe aos ambientes internos raros objetos de decoração – com os revestimentos externos em pedras naturais e madeira. O grande ‘painel verde’ de nove metros de altura contempla a circulação vertical com elevador panorâmico e escadaria metálica, englobando os três pavimentos.
“Essa parede verde que percorre todos os andares da residência proporciona soluções de iluminação, ventilação e grande impacto visual. É o grande diferencial de um projeto que busca amenizar o impacto ambiental”, destaca a equipe da Stemmer Rodrigues.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados