Com 726 m² de área construída, a Casa da Figueira foi projetada pelo escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura em Porto Alegre (RS). No terreno plano, uma escultural figueira é refletida nas águas do canal navegável, daí a origem do nome.
A ampla fachada de concreto aparente e madeira serve de proteção contra o vento minuano – corrente de ar comum na região Sul. E o espaço totalmente aberto no fundo da residência integra-se à natureza e proporciona uma bela vista para o canal.
A edícula instalada meio lance abaixo do terreno foi pensada para ser uma área de lazer e um local para admirar a casa principal.
O nível acima do terreno – ainda no pavimento inferior – abriga a área social. O extenso volume de vidros permite o contato com a ampla vegetação da área externa e o canal navegável, ambos atrativos do projeto.
No pavimento superior ficam os dormitórios. Eles são compostos de caixilhos de vidro que os ligam pela parte de fora, e o piso de madeira estende-se pelo terraço.
Como solução, no térreo e no primeiro andar da residência foram instaladas claraboias móveis motorizadas que cumprem a função de iluminar o local e promover a substituição do ar quente pelo ar frio no verão. Além disso, os arquitetos investiram na iluminação natural e na ventilação cruzada, gerando economia de energia elétrica com climatização e iluminação.
A fachada principal mistura a rigidez da madeira ipê e do concreto aparente. Ademais, uma grande rocha parece sustentar a casa, conferindo personalidade ao design.
Casa Grelha, por FGMF Arquitetos
Casa JJ, por Obra Arquitetos
Escritório
Termos mais buscados