Logo Construmarket
Banner

Casa Condomínio Tabatinga

Casa Condomínio Tabatinga
Totalmente voltada ao lazer, esta casa de veraneio foi reformada pelas arquitetas do Spazio Arquitetura, que ampliaram em mais de 70% a área construída. Imagens: Thiago Travesso
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga
Casa Condomínio Tabatinga

Reforma litorânea

Texto: Nathalia Lopes

Após anos frequentando casas alugadas do Condomínio Costa Verde de Tabatinga, em Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo, um jovem casal com quatro filhos decidiu que era hora de ter sua própria residência de veraneio no local.

Antes de adquirirem o imóvel, eles convidaram as arquitetas da Spazio Arquitetura para avaliar as propriedades e estudar qual receberia melhor a reforma. A escolha foi uma residência de 578 m², que, apesar de ter um estilo completamente diferente do resultado, era vista com potencial pelas arquitetas.

Ampliação

“O projeto teve algumas complexidades, pois a área foi aumentada em aproximadamente 70%”, comentam as arquitetas.

A nova casa ganhou um terraço com ambiente de estar com tudo o que a família precisava para viver momentos de descanso com os amigos: mesa para dez pessoas, cozinha gourmet, churrasqueira e forno de pizza. Segundo as profissionais, esse espaço é o coração da casa, já que também conta com vista para a piscina, que, por sua vez, foi duplicada de tamanho. “A piscina antiga, em forma ameboide, foi demolida e em seu lugar construída uma piscina maior, com ofurô e deck molhado integrados.”

A mesa de muitos lugares entrega a presença de uma numerosa família Foto Thiago Travesso

No térreo, foram mantidas duas suítes preexistentes e acrescida mais uma, onde era a antiga sala de TV. O home theater conta com uma lareira a gás encaixada em uma estante executada em drywall.

O destaque do projeto fica por conta da adega – pedido especial dos moradores, que são apaixonados por vinho. “Utilizamos um canto perdido junto à sala de jantar e criamos uma adega revestida inteiramente com o aproveitamento de caixas de vinho guardados pelo casal, já para esse fim”, falam.

O pavimento superior já dispunha de três suítes. Uma foi mantida e destinada aos meninos, outra foi ampliada para abrigar duas beliches desenvolvidas exatamente para as meninas do casal convidarem as amigas. “Também penduramos no teto uma cadeira de fibra sintética, disputadíssima pela galerinha!”, brincam.

O casal ganhou uma nova suíte máster, com closet, banheiro com banheira dupla, ambiente com escrivaninha para os dias em que precisarem trabalhar e um terraço com vista para a linda piscina e para o campo de golfe do condomínio.

Toda a casa recebeu revestimento em porcelanato que imita cimento. Na área externa foi utilizado o mesmo padrão, porém na versão antiderrapante. A decoração é bem prática, durável e despretensiosa, permitindo uso sem restrições às crianças.

Sustentabilidade

Como houve uma grande preocupação com sustentabilidade, as profissionais fizeram uso de energia solar para o aquecimento de água, telhas térmicas para minimizar o uso de ar-condicionado e reservatório subterrâneo para água de reúso. Ampliaram janelas e criaram aberturas com vidros fixos no pé-direito duplo, aumentando assim a incidência de luz natural.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 578 m²
Veja outros projetos relacionados