Logo Construmarket
Banner

Casa Cipó

Casa Cipó
Projetada pelo escritório Daniel Fromer & Arquitetos em parceria com Kika Camasmie, a Casa Cipó foi construída na Bahia e dividida em três blocos: social, de hóspedes e íntimo. Imagens: Iuri Poletti
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó
Casa Cipó

Jorge Amado, cipó e brasilidades

Texto: Naíza Ximenes

Um projeto acolhedor, aconchegante, atemporal e inédito — assim é a Casa Cipó, idealizada pela parceria entre o escritório Daniel Fromer & Arquitetos e Kika Camasmie. Situada na Bahia, a morada pertence à designer de interiores Fernanda Beret, que conta ter se apaixonado logo de cara pelo terreno, por um motivo especial: o cipó preexistente, ao redor do qual a casa foi erguida.

Antes de começar a idealizar o espaço, Fernanda e o marido citaram pontos importantes a serem priorizados no projeto. O casal tem uma vida social agitada e gosta de receber muitos convidados, fazendo necessário um espaço para hóspedes.

Além disso, o marido ama cozinhar, portanto a cozinha deveria receber atenção especial no layout. E, por fim, a proposta que ditou todo o design da casa: a paixão da designer por brasilidades — sobretudo pelo escritor baiano Jorge Amado.

Ao idealizar uma casa que fosse como uma “versão contemporânea chic de ‘Gabriela Cravo e Janela’”, romance de Jorge Amado, o design logo foi definido. A paleta de cores seria neutra, com cores da terra e do barro. Entre os materiais e revestimentos, bastante madeira e elementos que não vedassem a conexão da casa com a natureza. No mobiliário, preferência para o rústico e artesanal. O foco era construir uma casa ‘porosa’, simples e natural.

Pensando nisso, a equipe de arquitetos criou três blocos separados — um bloco social, um bloco de hóspedes e um bloco íntimo, sendo que dois primeiros ficaram um de frente para o outro.

Casa Cipó

Os blocos social (à direita) e de hóspedes (à esquerda) ficam de frente um para o outro, facilitando a integração. No meio, o cipó

No bloco social, ficaram: sala de jantar, que é, ao mesmo tempo, conectada à cozinha e integrada à sala de estar, e que também atua como varanda, além de despensa, lavanderia e lavabo. O intuito era aproveitar ao máximo a área útil desse pavimento, criando fluidez entre eles.

Havia uma preocupação muito grande do casal com o quesito sustentabilidade. Ainda no bloco social, algumas técnicas se destacam, como a utilização de alvenarias caiadas nas paredes, ou seja, a pintura feita à base de cal. Há, ainda, a reutilização de piso cerâmico de lajotas de produção local nos pisos, de telhas de coxa de antigas construções no teto, além do uso de esquadrias feitas de peroba de demolição.

A mão de obra também foi local — em especial, por conta de a construção ter acontecido durante o período severo de pandemia. Com a obra, a designer viu a oportunidade de auxiliar a população no entorno ao dar preferência para o artesanato feito pelos produtores locais.

Seguindo para o bloco de hóspedes, o pavimento ganhou dois andares. No inferior, ficam sala de TV, lavabo, uma suíte de hóspedes e escritório. No superior, duas outras suítes, espelhadas.

Por fim, no bloco íntimo, mais afastado, a sala conecta as três suítes, do casal e das duas filhas. Além disso, o cômodo ganhou portas e janelas com aberturas generosas para os jardins.

Em um aspecto geral, o projeto de Daniel Fromer & Arquitetos e Kika Camasmie priorizou estratégias de ventilação cruzada, iluminação natural e arejamento da casa, de forma que a temperatura permanecesse amena e o uso de ar-condicionado fosse reduzido.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Modernização e Restauro do Museu do Ipiranga, por H+F Arquitetos
Casa Proa, por Atelier Marko Brajovic
Retiro das Pedras, por Leonardo Rotsen Arquitetura

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 498 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados