Texto: Naíza Ximenes
Projetada para atender ao mercado de luxo da cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, a Casa Areia representa muito mais que uma simples morada de praia. Fruto da colaboração entre os arquitetos Norberto Scherer, que fez o projeto arquitetônico, e Isadora Comunello, que assina o projeto de interiores, a morada tem cerca de 480 metros quadrados e foi dividida em dois pavimentos.
Apesar de ter sido idealizada para venda, o intuito era projetar um ambiente receptivo e aconchegante para os novos moradores e seus convidados. Pensando nisso, o programa de necessidades da casa ganhou área social (sala de estar, lareira, sala de jantar e cozinha), área de lazer (com piscina, área gourmet, churrasqueira, cervejeira e solário), cinco suítes (sendo quatro delas no pavimento superior e uma no térreo) e área de serviços.
O exterior e o interior da casa têm propostas diferentes. Isso porque, antes mesmo de entrar na residência, a fachada é marcada por uma volumetria grandiosa, equilibrada por um paisagismo delicado. Uma vez dentro da casa, sofisticação e conforto marcam o projeto de interiores.
Harmonia geométrica, materiais naturais e elegância marcam a fachada da Casa Areia, na qual a divisão em dois pavimentos fica evidente através dos dois retângulos sobrepostos. No térreo, metade do andar é formada por panos de vidro que integram interior e exterior, ao passo que a outra metade ganhou rochas com arandelas que contornam toda a extensão das paredes.
O andar de cima também é dividido pelos materiais. À esquerda, mais panos de vidro separam a suíte da marquise à frente, e, à direita, painéis de muxarabi com iluminação de led contornam a extensão superior. A grande abertura no teto é outro destaque da fachada.
A grande porta de madeira pivotante conduz à área social do projeto, que revela um design clean e a presença abundante de elementos em madeira. A ampla sala de estar, com pé-direito duplo e integrada à sala de jantar à frente, recebe o morador.
Na parede logo à frente da porta de entrada, há uma parede feita com a mesma pedra da área externa, que serve como suporte para a escada de madeira que leva ao mezanino. À direita da entrada, um pequeno corredor conduz a uma suíte e ao lavabo localizados no térreo.
Os tons de areia usados na sala de estar dão nome ao projeto. Nesse cenário, destacam-se o sofá e as poltronas na cor branca. Na parede da extremidade, sob a televisão, fica a lareira de mármore branco.
Toda a área social ganhou piso de porcelanato cinza — ideal tanto para a área interna, quanto para a área externa. Assim, a transição da sala de estar para a sala de jantar ocorre de forma sutil, com a redução do pé-direito e a adição do forro do teto de madeira sendo os aspectos mais perceptíveis do design.
O mobiliário continua com a mesma proposta, em tons brancos e detalhes em madeira clara. À esquerda das poltronas centrais, fica a sala de jantar, com lugar para dez pessoas à mesa. Tanto as cadeiras quanto o armário, na parede, ganharam detalhes de palha indiana que compõem o visual artesanal da arquitetura. As luminárias de bambu trançado conferem aspecto bucólico.
A cozinha fica à direita das poltronas, compartilhada pela área social e pela área gourmet, com abertura também para a piscina — o que justifica a integração com a churrasqueira e a cervejeira. Uma grande ilha com tampo de mármore preto é contornada por banquetas, que também ganharam detalhes de palha indiana.
Grandes portas de vidro de correr com caixilharia preta separam a área interna da área externa, onde há mais um lavabo, espreguiçadeiras cinzas, poltronas, mesas, cadeiras e a grande piscina. O elevador completa as amenidades do andar inferior, proporcionando maior acessibilidade à casa.
Quatro dormitórios com banheiro e suíte completam o andar superior. Cada um deles tem um conceito e uma cor predominante — nude, verde, azul ou cinza.
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