Logo Construmarket
Banner

Casa 636

Casa 636
Com traços da arquitetura contemporânea brasiliense, a Casa 636 foi projetada pelo escritório CoDA arquitetos, que criou volumes brancos em harmonia com os vidros e os painéis de correr. Imagens: Haruo Mikami
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636
Casa 636

Formas delicadas e modernas

Texto: Vitória Oliveira

A disposição de dois volumes com 6 m de largura articulados por um vão livre central de 3 m resultou na sequência modular 6 m – 3 m – 6 m, que definiu o nome do projeto arquitetônico: Casa 636.

Assinada pelo escritório CoDA arquitetos, a morada – situada em Brasília (DF) – carrega traços da arquitetura contemporânea brasiliense. Além disso, mantém o diálogo coerente com as casas adjacentes do bairro.

Volumetrias

A residência está inserida em um terreno com 1.283 m² com suave declive, já que a rua frontal apresenta um desnível de 1,4 m (altura máxima de meio pavimento). A partir da configuração original do terreno, a equipe idealizou uma composição escalonada, criando espaços em níveis distintos e separando-os por lances de escadas. O resultado foi a disposição de volumes sólidos intercalados por um vazio central e uma escada de vidro que insinua a movimentação de pessoas em seu interior.

No pavimento térreo fica a garagem, a área de serviços, a cozinha, a sala de estar, uma suíte, o escritório e a área de lazer com piscina. E no primeiro andar, dois dormitórios standard, uma suíte máster com closet, sala de tv privativa e o terraço com vista para o Lago Paranoá. As escadas que ficam no centro da casa orientam os moradores aos espaços social e íntimo.

“Os quatro volumes se mostram compactos e eficientes em termos de áreas por espaços ocupados, um claro contraste com as mansões volumosas da vizinhança”, explica a equipe.

A casa é provida de áreas verdes, brisa e luz natural. As diferentes espécies de vegetação produzem sombras às áreas internas da morada. Além disso, foi bastante explorada a integração entre os ambientes internos, graças aos caixilhos de vidros que garantem o conforto térmico.

Os materiais para o projeto foram pensados durante a execução da obra. Os arquitetos optaram por soluções técnicas estruturais que tivessem bom desempenho e proporcionassem modernidade ao projeto.

Os volumes brancos de alvenaria harmonizam com os vidros e com os painéis de correr. O aspecto natural reforça a rusticidade e a leveza desses materiais. No espaço da cobertura, o forro de madeira proporciona conforto aos moradores e tem um design que deixa o projeto simples e delicado.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 1.283 m²
  • Área construída: 348 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados