Logo Construmarket
Banner

Caruso Lounge

Caruso Lounge
Cores escuras e materiais sofisticados traduzem a atmosfera masculina proposta pelo Mestisso Arquitetura & Interiores. Imagens: Ricardo Bassetti
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge
Caruso Lounge

Tabacaria multifuncional

Texto: Thais Matuzaki

Bem distante do conceito de loja, a Caruso Lounge une não somente o universo da tabacaria como todo o lifestyle que o cerca. Segundo as arquitetas do Mestisso Arquitetura & Interiores, responsável pelo projeto, os 607 m² do estabelecimento contemplam o que as elas chamam de clube de associados, com serviços que vão além da venda de charutos, como engraxate, barbearia e alfaiate.

Localizada no bairro Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, a Caruso Lounge é, definitivamente, um lugar completo para quem se interessa pelo mundo do tabaco. Além das facilidades já citadas, o espaço também conta com cigar bar acompanhado de sinuca, cozinha, sala de reuniões, boutique de luxo, cofres e até um concierge que oferece de lavagem de carro a aluguel de helicópteros.

Foram essas comodidades que definiram o principal desejo do cliente: criar um clube de charuto onde os usuários pudessem desfrutar de outras atividades, num ambiente refinado e aconchegante.

Reforma planejada

As arquitetas Andrea Lucchesi, Carolina Razuk e Merê Esteves contam que o edifício onde encontra-se a Caruso Lounge sempre foi destinado ao uso comercial. Depois de passar por inúmeras mãos, o imóvel perdeu as características da arquitetura original. Era preciso, portanto, adaptar o espaço ao uso. “Realizamos muitas pesquisas para entender esse tipo de comércio, buscando conhecer barbearias do Brasil e do exterior”, comentam.

O grande destaque do ambiente é a parede gafitada pelo artista Kobra. Ela já existia no local e foi mantida pelas arquitetas, pois o desenho combinava com a proposta do espaçoFoto: Ricardo Bassetti

Além disso, foi executada uma reforma geral com algumas mudanças estruturais, como a eliminação de um pilar entre a loja e o salão. “Assim, fizemos um reforço estrutural que possibilita a existência de uma vitrine, dividindo esses espaços”, detalham as arquitetas. Contando desde o desenvolvimento do projeto e todas as intervenções, a reforma foi concluída em seis meses e a tabacaria inaugurada em janeiro de 2016.

Estilo sofisticado

Resumidamente, o objetivo do projeto arquitetônico era conceber um espaço confortável que representasse uma atmosfera masculina mergulhada em cores escuras. Para alcançar esse resultado, a iluminação, a especificação da madeira e a escolha por tons terrosos na decoração foram fundamentais.

A primeira medida foi escurecer o forro e as paredes, considerando, porém, o uso do espaço. Onde são vendidos os produtos, por exemplo, era importante deixar bem iluminado com condições adequadas para os clientes avaliarem os itens. Por isso, na loja, que fica logo da entrada da tabacaria, todas as estantes são iluminadas e as paredes revestidas de cimento queimado, clareando ainda mais o espaço. Além disso, o pé-direito duplo (obtido após a demolição do andar superior) contribuiu para dar mais claridade ao ambiente.

No caso da barbearia – alocada nos fundos do prédio –, as prateleiras recebem luzes, assim como o bar, em destaque por conta do tampo de slimstone iluminado. Com acabamento em lâminas de mármore, esse produto cria um efeito cênico. Ainda nesse local, chama muita atenção uma parede grafitada pelo artista Kobra, que já existia e foi mantida pelas arquitetas. “Quisemos integrá-la ao espaço, pois o tema da pintura estabelecia uma relação com a proposta da barbearia”, declaram.

No salão principal, a parede recebe cimento queimado de um lado; e tijolos de demolição do outroFoto: Ricardo Bassetti

Ao lado da loja está o clube do charuto, que segue dividido em três ambientes: sala de reunião (disposta na frente do volume ajardinado), salão principal e sala VIP. Essa área se destaca pelo predomínio da madeira, especificada em diversas tonalidades. O material está presente no piso (cumaru com paginação em espinha de peixe), na marcenaria do cofre e também no túnel ripado que estabelece a conexão da loja com a barbearia (ambos de imbuia clara).

Segundo as arquitetas, a sala de reunião apresenta painéis deslizantes de madeira laqueada que possibilitam a integração, enquanto na sala VIP essa função é exercida pelas portas de correr de vidro.

Além da madeira, o salão principal da Caruso tem paredes revestidas de cimento queimado de um lado e tijolos de demolição do outro. Já o mobiliário foi forrado com couro envelhecido nas cores preto e caramelo. Dessa forma, a composição traz um equilíbrio entre o claro e o escuro. Os móveis foram desenhados pelo escritório, com exceção das poltronas, que foram escolhidas pelos clientes.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 607 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados