Logo Construmarket
Banner

Birô

Birô
Reformado pelo escritório METRO Arquitetos Associados, um antigo sobrado tornou-se o espaço de coworking Birô. Imagens: Mariana Orsi
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô
Birô

Corporativo em ambiente retrô

Texto: Nuri Farias

O requinte do Jardim América, bairro nobre paulistano, esconde na Rua Groenlândia um tradicional sobrado dos anos 1950. Reformado em 2016 pelo escritório METRO Arquitetos Associados, ele abriga agora o espaço de coworking Birô.

Uma das arquitetas responsáveis projeto arquitetônico de transformação do sobrado, Renata Mori, conta que o retrofit consistiu na demolição do muro e do portão frontais, deixando a clássica fachada livre e limpa. “Além disso, substituímos o piso anterior por asfalto, abrindo assim um grande pátio que serve tanto como área de eventos como estacionamento no dia a dia”, descreve ela.

Interior reformado

O projeto de interiores teve por objetivo remodelar o que era um espaço residencial tradicional para torná-lo um espaço corporativo contemporâneo.

Todas as grandes janelas foram mantidas, sendo removidas apenas as barras de ferro que as cruzavam, o que permite a constante entrada de luz natural durante o dia, iluminando, abundantemente, os ambientes internos.

As estações de trabalho e o auditório do térreo ganharam amplitude graças à retirada de algumas paredes, o que facilita, também, a circulação dos funcionários. “Outras paredes foram erguidas para criar duas salas de reunião mais reservadas e os sanitários”, complementa a arquiteta.

Algumas das paredes no térreo foram demolidas para facilitar a circulaçãoFoto: Mariana Orsi

Mori explica que os espaços compartilhados – as estações de trabalho e o auditório – e os mais reservados – como as sala de reuniões – são diferenciados não só por seus usos, como também pelo piso. “Nos primeiros, os tacos de madeira originais foram restaurados; os segundos foram revestidos com ladrilho hidráulico preto”, completa.

No pavimento superior, ao qual se chega por uma robusta escada de madeira, o piso segue a mesma linha do térreo: foi mantido o revestimento de tacos de madeira no grande salão, nos locais compartilhados e nas duas salas menores – que podem ser usadas tanto para coworking como para reuniões ou como escritórios privativos.

O mobiliário, as portas internas e o revestimento das novas paredes se utilizam da mesma madeira – compensado naval tipo virolinha, com acabamento em resina e seladora nos topos.

Novo espaço

De toda a reforma do Birô, apenas a antiga edícula em alvenaria, localizada no fundo do terreno, foi totalmente demolida. Em seu lugar, foi elaborada uma nova estrutura de madeira, que futuramente abrigará uma cozinha profissional para eventos, um refeitório, um vestiário, um depósito e uma área de convivência para os usuários do espaço de coworking.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área do terreno: 591 m²
  • Área construída: 449 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados