O projeto arquitetônico do escritório de investimentos BARN Invest foi concebido buscando-se conforto e funcionalidade, tal como solicitado pelo sócios da empresa às arquitetas Sarah Mota e Nathália Favaro, do escritório Vitrô Arquitetura. Em uma sala de 40m², elas criaram dois espaços de qualidade, separados apenas por uma divisória acústica.
Com design contemporâneo, linhas retas e um desenho limpo, o projeto utilizou materiais ao natural, sem ornamentação. “Optamos por uma linha de móveis claros que realçassem a bela paginação do piso de madeira, além de serem funcionais”, contam Mota e Fávaro.
As arquitetas trabalharam as medidas de forma criteriosa, de modo a obter o máximo de aproveitamento do espaço e conferir comodidade e praticidade à sala ocupada pela BARN Invest.
A falta de espaço foi contornada com pequenas e consistentes intervenções, como a utilização de uma divisória para separar dois ambientes. Além disso, uma única mesa de trabalho serve de apoio para quatro pessoas, e um armário baixo multifuncional guarda todo o material da equipe.
A reforma trouxe novo clima e nova identidade ao escritório. As arquitetas contam que, anteriormente, o local era escuro devido ao uso de carpete cinza, divisórias e armários altos. Como o gesso deixava o pé-direito baixo, ele foi retirado. “Mudamos os pontos de elétrica, rede e ar-condicionado para adequá-los às novas necessidades e ao novo layout”, completam.
A circulação da BARN Invest ficou concentrada em um único eixo, de forma a liberar mais espaço para a área de trabalho. Pequenas decisões tornaram a obra mais econômica, como não mexer nas instalações hidráulicas, usar o mínimo de revestimento – azulejos foram usados apenas na parte da bancada da copa – e deixar a laje aparente, sem refazer o forro de gesso.
As divisórias acústicas utilizadas para separar os ambientes trouxeram privacidade à sala de reunião, possibilitaram a integração entre os espaços e proporcionaram luz natural. Além disso, funcionam como “lousas” nos dois lados, nas quais é possível fazer anotações durante o trabalho.
O projeto luminotécnico do BARN Invest utiliza iluminação indireta e difusa, com lâmpadas econômicas que, por não esquentarem o ambiente, trazem conforto térmico. Com a mistura da madeira e das cores claras, o aconchego ganha forma. Por fim, a combinação da laje em concreto aparente com elementos coloridos da decoração imprimi modernidade ao escritório.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados