Logo Construmarket
Banner

Banco PINE

Banco PINE
O novo projeto de interiores do Banco PINE, assinado pelo STUDIO BR Arquitetura & Design, ganhou uma linguagem despojada, colaborativa e totalmente voltada à redução de custos. Imagens: André Scarpa
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE
Banco PINE

Jovialidade econômica

Texto: Nuri Farias

A nova sede do Banco PINE deveria imprimir a identidade da marca e se conectar ao seu público-alvo – colaboradores com menos de 30 anos e voltados à era digital. Convidado pelos proprietários para criar o projeto de interiores, o STUDIO BR Arquitetura & Design realizou algumas pesquisas, baseadas nos perfis dos clientes, para desenvolver um espaço de trabalho focado, colaborativo, dinâmico e que abrigasse reuniões ágeis.

“Após colhermos os dados com as equipes e os gestores, conseguimos aplicar as tipologias espaciais para atender as necessidades de todas as atividades”, contam os arquitetos Rodrigo Mancini e Bruna de Lucca.

Reforma com baixo custo

O novo escritório do Banco Pine foi concebido dentro do Condomínio São Luiz, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, que teve seu projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Marcello Accioly Fragelli (1928-2014). A estrutura em concreto aparente, original do prédio, foi destacada a fim de valorizar a arquitetura nos espaços internos, e o pé-direito foi ampliado para aumentar a circulação do ar

A ausência de piso elevado proporcionou grande redução de custos – cerca de R$ 400 mil – e evitou uma manutenção constante caso ocorram mudanças futuras no layout. “Criamos eletrocalhas aéreas que se conectam com as mesas por alimentação vertical nas paredes, permitindo preservação e mudança na disposição de forma ágil e econômica”, explicam os autores.

Com interessante jogo de formas, as cabines fechadas promovem maior absorção acústica nas salas abertas e delimitam os espaços através de cordas e painéis iluminados, gerando mais privacidade sem isolar o staff Foto: André Scarpa

Também foram aplicadas soluções nas áreas colaborativas e de reuniões para otimizar o custo-benefício e reduzir cerca de 50% do investimento na implantação. Trabalhando com jogo de formas, as cabines fechadas conferem maior absorção acústica nas salas abertas e delimitam os espaços através de cordas e painéis iluminados, que geram privacidade, sem isolar o staff. Os materiais luxuosos foram substituídos por itens modernos e com maior eficiência acústica, como os carpetes, painéis e forros nuvem.

Para obter redução energética, toda a iluminação do Banco PINE existente foi substituída por LED, reduzindo os gastos em até 40%. Além disso, as peças oferecem durabilidade até quatro vezes maior do que as luminárias tubulares anteriormente existentes na laje locada.

Identidade jovial

A identidade visual do novo escritório trouxe mais jovialidade, sem perder a elegância e a austeridade que a marca PINE possui. Detalhes complementares, como paisagismo, cores vibrantes e móveis colaborativos funcionais, fizeram toda a diferença para o design arrojado que os proprietários desejavam. Um exemplo é que todas as áreas possuem elementos vazados que têm função de lousa e correm em trilhos aéreos, com desenho exclusivo para este projeto.

“Para conferir mais autenticidade, convidamos o artista brasileiro Ricardo Kaur para aplicar um grafite personalizado no acesso dos andares de staff, valorizando a arte local e reforçando que o banco passa por um momento de transformação, alinhado à sua cultura e seus novos produtos para o público digital”, concluem os arquitetos.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 2200 m²
  • Área construída: 2200 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados