Logo Construmarket
Banner

Banco BMG

Banco BMG
Com projeto de interiores assinado pelo STUDIO BR Arquitetura & Design, a nova sede do Banco BMG em São Paulo esbanja modernidade e funcionalidade. Alinhado ao branding da marca, o design combinou tons sóbrios e vibrantes. Imagens: Deividi Correa
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG
Banco BMG

Corporativo com personalidade

Texto: Nuri Farias

O STUDIO BR Arquitetura & Design foi convidado pela equipe de infraestrutura do Banco BMG para desenvolver o projeto de interiores da sede da instituição, localizada em São Paulo. Em contrato de confidencialidade, o escritório de arquitetura se tornou responsável por buscar e avaliar imóveis de metragem superior a 4.000 m² vagos pelas regiões corporativas da cidade. O espaço escolhido foi um dos andares do Condomínio São Luiz, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, medindo 4.800 m².

Antes de iniciar os levantamentos técnicos, a equipe responsável pela projeção solicitou uma entrevista com os gestores do banco. “Precisávamos encontrar o local certo, não somente no aspecto funcional, mas também que comunicasse os valores e a identidade da marca BMG”, revela a arquiteta Bruna de Lucca.

O espaço perfeito

A partir do diálogo com os gestores – presidência e diretoria – do Banco BMG, foi possível compreender que as premissas básicas eram foco no colaborador, simplicidade, modernidade, tecnologia e respeito. Com isso deram andamento no projeto, que durou 90 dias de estudo, seguidos de 120 dias de construção.

O condomínio que abriga o escritório carrega uma arquitetura de altíssimo nível com pé-direito de 3,50 m, térreo arborizado e extenso, sanitários amplos e flexíveis. Um detalhe interessante é que a edificação possui gestão flexível no atendimento às demandas de cada cliente em particular. Assim, foi construído um bicicletário exclusivo para os colaboradores do BMG no subsolo, além de vestiários e data center também em área locáveis no mesmo subsolo. Todo o cabeamento elétrico, incluindo os alimentadores principais dos conjuntos, foi trocado em prol de um projeto moderno e de alta performance, tudo validado e autorizado pelo edifício.

Também foi feito um upgrade no sistema de climatização de todos os conjuntos, possibilitando refrigeração de áreas por 24 horas ininterruptas.

Projeto de interiores

O escritório ganhou uma linguagem moderna e industrial, com laje e infraestrutura aparentes Foto: Deividi Correa

A sala comercial que abriga a sede do BMG teve seu projeto conduzido por um time multidisciplinar do STUDIO BR Arquitetura & Design, do qual participam arquitetos, especialistas em RH, consultores em acessibilidade e designers, buscando imprimir a identidade da marca do cliente de forma eficaz e funcional no novo espaço de trabalho.

“Para coroar a ascensão do banco como referência em banco digital, projetamos um escritório atual, de linguagem moderna e industrial, com laje e infraestrutura aparentes, e acústica que trabalha estrategicamente em cada espaço desenvolvido”, conta Lucca.

O design do espaço foi alinhado ao branding da marca. Com caráter industrial e moderno, todas as tipologias das áreas colaborativas e mobiliário foram feitos especificamente para esta obra. Detalhes como as linhas laranjas nas divisórias retráteis também foram desenhadas pela equipe de arquitetura de forma personalizada.

A paginação de piso foi feita de acordo com os fluxos e uso dos ambientes, deixando tons sóbrios onde há mesas de trabalho comuns e piso mais colorido e mesclado em áreas mais criativas e de maior integração.

“Após finalização do projeto, realizamos 12 apresentações de tour virtual explicativo para todos os colaboradores, explicando a função de cada espaço e apresentando-lhes a identidade física de seu novo local de trabalho. A adesão foi fantástica e a inauguração, um sucesso”, conclui Lucca.

Por fim, a troca do sistema elétrico, incluindo alimentadores, permitiu otimização da energia com menos perda de corrente – instalando novo cabeamento de maior espessura. A troca de 100% do sistema de iluminação por LED também permitiu alta economia. O sistema de ar-condicionado instalado foi VRF, que economiza 40% da energia demandada em sistemas de climatização de todo o escritório.

Veja mais projetos de escritórios corporativos na Galeria da Arquitetura:

Sede da Aeroli.to, por Maxma Studio

Escritório Neumann Advogados Associados, por PA3 Arquitetura

Estúdio Som Livre, por Canvas Arquitetura + Design

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área construída: 4.800 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados