
O escritório sueco Tham & Videgård Arkitekter, famoso por criar projetos residenciais em locais afastados, desenvolveu a Atrium House com o objetivo de ser o destino das férias de uma família de três gerações. Localizada na ilha de Gotlândia, na Suécia, a residência foi construída em uma pequena encosta que marca a antiga localização do litoral, há mil anos.
A paisagem que circunda a obra, composta por pradarias, é aberta e expansiva. De longe, a casa parece bem pequena, quase imperceptível.
A Atrium House é estreita, mas suas aberturas são amplas e voltadas para fora, trazendo para o interior a característica de nicho, como se fosse um abrigo protegido em meio à paisagem. Enquanto o telhado mantém uma elevação consistente em toda a casa, o piso interior apresenta elevações e declives de acordo com o terreno. Isso significa que a altura do teto varia de acordo com os espaços. Os ambientes estão ordenados de forma circular e contínua ao redor de um átrio. Dentro deles, estão os cômodos menores, que foram montados em vários blocos sólidos.
O projeto foi inspirado na materialidade da arquitetura agrícola típica dos campos suecos. A construção de alvenaria tem uma cor de gesso natural, que foi misturada em alguns pontos à cor preta. Já as peças metálicas exteriores foram feitas de zinco oxidado, e as portas, de carvalho, bem como as janelas, que foram tratadas com óleo de alcatrão.
Grandes janelas deslizantes de vidro integram-se às paredes, fazendo com que a casa crie uma conexão com a paisagem. As portas, montadas na superfície, também mantêm a continuidade das paredes.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados