Após 18 anos de funcionamento, a cervejaria Wäls finalmente ganhou uma casa digna de sua história. Batizada de Ateliê Wäls, a construção abriga adega, fábrica, restaurante, escritório, loja e área externa para foodtrucks, tudo em um só lugar.
O grande centro cervejeiro – localizado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG) – foi projetado pelo escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto e Associados e está cercado por uma natureza exuberante. Inaugurado em 2017, o lugar conta com 1.856 m² de área construída.
O Ateliê Wäls é fruto da parceria entre a Ambev e a Wäls. A ideia surgiu em 2015 quando os irmãos e fundadores da cervejaria, José Felipe e Tiago Carneiro, voltaram de uma viagem que fizeram em busca de novidades para o setor, ocasião em que conheceram novos tecnologias e técnicas, ingredientes exclusivos e lições de investimento.
O projeto disponibiliza 21 torneiras de chope para degustação, com algumas opções exclusivas, produzidas lá mesmo e servidas diretamente da torneira, a fim de combinar com os pratos que saem da cozinha.
A proposta dos arquitetos era criar um local inovador para o setor, que promova o encontro entre amigos e ofereça a experimentação de cervejas artesanais. Para isso, o projeto traz uma aparência lúdica e divertida, que demonstra a harmonia entre a arquitetura e a cerveja.
Todos os detalhes da decoração remetem à cerveja. A loja, por exemplo, tem seu balcão de vidro enfeitado com taças e copos. Já o teto é decorado com garrafas de rolha. No balcão do restaurante, o que chama atenção é o teto revestido com 135 mil rolhas. Inclusive, a cor avermelhada do balcão foi escolhida como referência ao estilo inglês da cerveja India Pale Ale. Na prateleira, logo atrás, está uma coleção enorme de garrafas, que foram fabricadas especialmente para o Ateliê Wäls.
Os conjuntos de mesas do restaurante foram feitos para degustação. Todo o mobiliário é de madeira e está distribuído de forma que emoldure e separe os ambientes. Existe mais de 100 mil litros de bebida dentro dos barris, que envelhecem e fermentam, cada rótulo no seu próprio tempo. A cobertura de rolha ajuda a criar uma atmosfera agradável e relembra um ambiente teatral.
Uma enorme moldura feita de madeira, quase que escultural, está localizada na porta do projeto e ajuda a recepcionar os clientes, além de estar rodeada por grandes montanhas verdes características de Belo Horizonte.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados