O edifício que abriga o Apartamento RR, no bairro Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo, carrega traços de uma arquitetura brutalista. Esse estilo definiu a reforma do imóvel de 280 m², que foi construído em 1973.
Fã da natureza e com perfil extremamente elegante e descontraído, o casal de moradores convidou o StudioLIM para projetar um lar aconchegante para receber e seus amigos e familiares aos finais de semana. E assim foi elaborado um projeto expressivo e moderno.
Todos os apartamentos são caracterizados pelas repetições dos arcos de concreto ao longo dos espaços. “Anteriormente, a unidade passou por uma reforma que rebaixou o teto com forro de gesso, escondendo os arcos da estrutura e 80% dos caixilhos de vidro”, conta a equipe. Já os arquitetos priorizaram a originalidade das estruturas para evidenciar os caixilhos de vidro – que vão do chão ao teto – na sala de estar.
A reforma privilegiou a integração das salas de estar e jantar. Ainda no espaço, os arquitetos projetaram um espaço que foi considerado o “coração da morada” – uma bancada para reunir os amigos nos finais de semana, ou para fazer refeições no dia a dia.
Além disso, a planta original possibilitou a criação da terceira suíte, a principal do casal. Outro pedido era que a sala íntima fosse isolada da área social para uso mais privativo. Essa questão foi resolvida com a instalação de portas de correr que ficam disfarçadas na marcenaria do hall, mantendo o isolamento quando necessário, conforme o desejo dos moradores.
O design de interiores harmoniza com a textura do concreto aparente que foi suavizada por elementos da natureza, como os vasos que trazem bem-estar ao projeto.
Com a eliminação do gesso e a visibilidade dos caixilhos, as copas das árvores que abraçam o edifício puderam ser contempladas da sala de estar. E o jardim, que percorre toda a extensão da fachada principal, convida o verde a fazer parte dos ambientes sociais.
Além disso, tons claros, madeira natural e o concreto aparente conferiram conforto aos proprietários. E as paredes brancas dão ar de galeria de arte ao receberem a coleção de quadros do casal.
As tubulações de climatização, automação e iluminação fizeram com que fosse necessário manter um mínimo possível de forro de gesso em algumas áreas. Mesmo assim, foi possível manter a laje exposta na maior parte da suíte máster e na área social, onde os caixilhos percorrem a altura do apartamento.
Escritório
Termos mais buscados