A reforma do Apartamento Paraíso, localizado em São Paulo, foi comandada pelo escritório DMDV Arquitetos, que viu a necessidade de atualizar todas as instalações e revestimentos da moradia, bem como adaptar os espaços às demandas dos novos moradores.
O projeto arquitetônico é contemporâneo e foi concebido de forma a criar espaços funcionais e práticos, tirando partido da estrutura de concreto do edifício de mais de 40 anos.
A reforma trouxe inúmeras alterações de layout ao Apartamento Paraíso, sendo que uma das principais ocorreu no suíte do casal. Neste cômodo, o banheiro passou por ampliação para comportar uma banheira dupla, e um closet foi criado com a redução do dormitório ao lado.
“Durante os trabalhos um pilar inclinado foi descoberto em uma das paredes, ganhando destaque no closet do casal”, conta o arquiteto Renato Dalla Marta, do escritório AUM.
Na entrada do Apartamento Paraíso, o piso interno em madeira com desenho em escamas extravasa os limites e chega até a porta do elevador. O hall de entrada é separado por uma tênue divisória de vidro translúcido, permitindo a primeira interação entre as pessoas. Internamente, a proposta foi revelar toda a estrutura do edifício. Para isso, as camadas de revestimento foram removidas destacando o concreto armado das vigas e pilares.
“Buscamos conferir um aspecto moderno e limpo aos ambientes, com soluções que não se tornassem cansativas com o uso. No lavabo e cozinha, optamos por brincar um pouco com elementos de cor amarela, para conferir menos formalidade aos espaços”, explica.
O mobiliário decorativo foi aproveitado do antigo apartamento dos moradores, cabendo ao escritório desenhar toda a marcenaria para composição dos ambientes. “Buscamos soluções limpas, com materiais práticos e de fácil manutenção, como o laminado melamínico, deixando aparente o topo de compensado naval, nos móveis da sala e guarda-roupas”, comenta Dalla Marta.
Materiais como concreto, madeira e pastilhas predominam e conferem personalidade ao projeto. “Em alguns ambientes buscamos fugir do convencional, utilizando cores mais fortes. Nos banheiros, utilizamos gabinetes em madeira natural, que ajudam a aquecer”, conclui o arquiteto.
O escritório priorizou soluções de iluminação indireta para as áreas sociais e íntimas, aliando a utilização de lâmpadas de baixo consumo energético.
Todas as áreas sociais do Apartamento Paraíso receberam condicionadores de ar com sistema inverter, que reduz o consumo energético. Além disso, o boiler elétrico original foi substituído por um sistema com dois aquecedores de passagem a gás, mais moderno e econômico.
Escritório
Termos mais buscados