Logo Construmarket
Banner

Apartamento Ásia

Apartamento Ásia
A mistura de cores e de materiais, como concreto aparente e madeira de demolição, ditam a reforma do Apartamento Ásia. Imagens: Ricardo Bassetti
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia
Apartamento Ásia

Lar à moda dos clientes

Texto: Thais Matuzaki

Quando saíram do Rio de Janeiro rumo a São Paulo, os moradores do Apartamento Ásia almejavam um lugar diferente do que encontraram. Localizado em um prédio antigo do charmoso bairro da Vila Madalena, o imóvel oferecia ambientes segregados, ou seja, com pouquíssima integração entre eles. Como essa disposição era contrária àquela que eles desejavam, decidiram transformar o imóvel.

A reforma previa não apenas um ambiente mais amplo – confortável para receberem muitas visitas –, como também mais alegre. O esperado resultado se deu pela mistura de diferentes materiais e cores elaborada para o projeto arquitetônico criado pela Mestisso Arquitetura & Interiores.

Durante o desenvolvimento do projeto de reforma do Apartamento Ásia, as arquitetas Andrea Lucchesi, Carolina Razuk e Merê Esteves encontraram dificuldades na planta original do imóvel, que era rigorosamente compartimentada. Para resolver o impasse, elas optaram por derrubar todas as paredes que não eram estruturais, pois, assim, teriam maior liberdade para dividir os espaços conforme a necessidades dos proprietários.

“Esse é o diferencial do apartamento. Conseguimos criar uma nova aparência, sobretudo mais descolada, a partir das modificações dos ambientes e da escolha dos materiais”, afirmam as arquitetas.

Materiais naturais

De acordo com as três autoras, os moradores queriam um espaço descontraído, excepcionalmente mais alegre, com elementos que remetessem à sua cidade natal, tão conhecida pelas belas paisagens.

Os recursos encontrados para obter esse resultado foi usar materiais naturais, como madeira de demolição, e realçar o contato com a natureza, aproveitando a copa das árvores ao redor como parte do projeto. Os dois exemplos de solução são conferidos na sala de estar, com a presença dos nichos com vasinhos e da larga janela.

Quebra-quebra

Da reforma do Apartamento Ásia, somente os banheiros foram mantidos na posição original, mais precisamente, aos fundos da planta. “Conservamos os pontos hidráulicos e mudamos apenas os revestimentos, a fim de trazer um pouco de cor”, pontuam as profissionais.

O projeto de iluminação é o mais limpo possível, para não interferir na proposta de mistura de materiaisFoto: Ricardo Bassetti

No mais, todos os ambientes sofreram intervenções. A começar pela área de serviço, que foi alojada onde até então existia o dormitório de serviço, enquanto o banheiro dessa área transformou-se em lavabo. “Assim, foi possível aumentar e mudar a posição da cozinha, deixando-a 100% integrada à sala”, explicam Lucchesi, Razuk e Esteves.

No caminho que leva à ala íntima, foi inserido um bar que se destaca pela parede feita de cobogó. Além de separar o ambiente da sala de estar, a solução se encarrega de levar iluminação natural ao corredor. Quanto aos dormitórios, um dos três que existiam no apartamento foi extinto para dar espaço a um closet na suíte principal e aumentar as áreas tanto do segundo dormitório quanto da sala.

Mescla de cores

“Para deixar o imóvel mais despojado, sugerimos a mescla de cores”, contam as profissionais em referência ao piso de ladrilho hidráulico que reveste a cozinha, à mesa de laca amarela e a outros objetos de decoração coloridos, como o tapete da sala.

Na sala de estar, as vigas e os pilares foram descascados, para evidenciar o cinza do concreto aparente que, por sua vez, combina com a bancada da cozinha, executada em cimento queimado. Nesse mesmo ambiente, surgem os contrastes diante das vibrantes cores da mesa de laca amarela e do piso de ladrilho hidráulico. “Trouxemos um grafismo divertido com esse material. Junto com a pintura na lousa e as cadeiras de estilos diferentes, o espaço ficou ainda mais descontraído”, enfatizam as arquitetas.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área construída: 90 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados