Texto: Ian Vieira
O desafio da 0E1 Arquitetos era readaptar os espaços de trabalho do prédio administrativo da Metalúrgica Forjasul, originalmente projetada por Irineu Breitman em 1978.
A edificação original, de 900 m², era marcada por pé-direito elevado e duas laterais, mais baixas. Com a readequação, o pavilhão de 900 m² transcende de uma nave central aberta propositalmente a fim de aproveitar a espacialidade do pé-direito.
Já nas laterais foram criados espaços de trabalho para pequenos grupos, como salas de reunião próximas ao jardim. As áreas confinadas, por sua vez, foram aproveitadas para arquivos e sanitários.
A área central do pavilhão foi destinada a grandes equipes de trabalho, um estabelecimento de livre acesso que contribui para melhor integração de informações entre os colaboradores. As salas de reuniões internas ficaram ao final deste espaço, deixando o ambiente de escritório livre de qualquer interferência.
O projeto apostou em grandes panos de vidro para obter a transparência externa e interna dos ambientes. Um artifício que, além de integrar todos os departamentos do edifício, reduz os gastos com iluminação artificial.
Já o projeto luminotécnico trabalhou com padrões de luz que deram a sensação de ampliação dos espaços.
Escritório
Termos mais buscados