A Knauf Ceiling Solutions é uma empresa especialista na fabricação de soluções para forros e revestimentos acústicos em fibra mineral, lã de rocha e fibra de madeira. Com uma ampla linha de produtos e equipe especializada, atende todo o território nacional.
Detalhes do AMF TOPIQ® Sonic Element (Foto: Wilson Camargo/NTAI Mackenzie; Arquitetura: EW Arquitetura e Equipe Interna - Arquitetura Mackenzie) |
Os tradicionais forros modulados brancos e com estrutura aparente fazem parte de diversos projetos em que o acondicionamento acústico é fundamental. A adesão pelo material se justifica graças ao seu desempenho. Porém, a solução divide espaço com outras opções que garantem resultados até superiores, dependendo da situação. Entre as alternativas estão os forros sem juntas (monolíticos), os baffles (defletores de som), as ilhas acústicas, os revestimentos para paredes, os murais acústicos (similares a quadros) e os mosaicos acústicos para paredes e forros.
Todos fazem parte do catálogo da Knauf Ceiling Solutions, marca que substitui a Knauf AMF. O novo nome continua a representar a renomada expertise em forros e revestimentos acústicos, e o comprometimento com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas ao contribuir para a concepção de ambientes seguros, confortáveis, sustentáveis e com design excepcional. A mudança trouxe, ainda, maiores e melhores serviços de apoio técnico, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções inovadores.
Os sistemas que compõem esse amplo portfólio são agrupados em marcas diferentes, de acordo com o tipo de matéria-prima. Uma delas é a AMF THERMATEX®, que reúne placas produzidas pelo processo wetfelt (modelagem úmida) a partir de elementos naturais. Também possui forros modulares de alto desempenho, ilhas acústicas, murais acústicos e baffles. Todos os produtos estão disponíveis com acabamentos variados, que vão do clássico (pintado, liso, textura, entre outros) aos que simulam madeira, metal, concreto e outros materiais.
Já a AMF TOPIQ® é composta por placas fabricadas em lã de rocha e revestidas por um fino véu acústico de qualidade. Os forros modulares de elevado desempenho e as ilhas acústicas que fazem parte dessa família cumprem função dupla: absorção sonora e isolamento térmico. E, portanto, são ideais para galpões com cobertura metálica ou de fibrocimento. Outras vantagens são a máxima resistência contra a umidade relativa do ar e possibilidade de instalação diretamente abaixo do telhado.
As Salas de Empreendedorismo do Mackenzie são um excelente exemplo de como mesclar diferentes produtos para obter o conforto acústico ideal (Foto: Wilson Camargo/NTAI Mackenzie; Arquitetura: EW Arquitetura e Equipe Interna - Arquitetura Mackenzie) |
Quem busca versatilidade, encontrará na linha HERADESIGN® a melhor opção. As placas e painéis têm como matéria-prima as fibras de madeira de pinus de reflorestamento (certificadas) aglomeradas por magnesita. Como não contêm cimento, são ligeiramente flexíveis e mais resistentes a impactos. Podem ser instaladas como forros modulares apoiados em estrutura metálica leve; forros modulados aparafusados a uma estrutura oculta; ilhas acústicas; baffles; ou revestimentos de paredes. Estão disponíveis nas cores natural (semelhante à madeira), branca ou na tonalidade escolhida pelo arquiteto. Também podem ser facilmente pintadas na obra, seguindo as orientações do fabricante.
Há, ainda, o AMF TACET®, sistema de forro suspenso sem juntas (monolítico) com elevada absorção sonora e isolamento acústico. Indicada para projetos de alto padrão, a solução inovadora é constituída por placas de fibra mineral (AMF THERMATEX®) e estrutura metálica especial de elevada estabilidade.
Por fim, o AMF VENTATEC® é um sistema estrutural para a suspensão de forros modulados, que oferece alta qualidade, estabilidade, durabilidade, segurança e flexibilidade. As placas de forros modulares da marca podem ser quadradas, retangulares ou em formato de pranchas (plank).
Com tantos produtos à disposição, os arquitetos devem analisar as particularidades do ambiente no momento de especificar a solução mais adequada. Em hospitais ou indústrias alimentícias, por exemplo, é de extrema importância garantir a higiene. Além da facilidade de limpeza, os forros precisam suportar alta umidade e impedir a proliferação de fungos e bactérias. Esses requisitos são atendidos pelas linhas AMF THERMATEX® (Aquatec Hygena e Thermaclean), AMF TOPIQ® (Prime Hygena e Efficient Pro Hygena), entre outras.
A preocupação com a assepsia é ainda maior nas salas limpas — ambientes controlados e com rígidos limites de contaminação. Para esses locais, a Knauf Ceiling Solutions oferece os sistemas de forros modulados que atendem aos requisitos técnicos dos ambientes das classes ISO 3, ISO 4 e ISO 5.
As paredes receberam o revestimento em placa HERADESIGN® Superfine (Foto: Wilson Camargo/NTAI Mackenzie; Arquitetura: EW Arquitetura e Equipe Interna - Arquitetura Mackenzie) |
Nas edificações com elevada circulação de pessoas, como restaurantes, shopping centers, escolas e cinemas, o forro obrigatoriamente deve oferecer máxima proteção contra incêndios. Isso não significa apenas impedir o surgimento e a propagação do fogo, mas também minimizar a emissão de fumaças tóxicas e o gotejamento de material incandescente. Além de proteger a vida dos ocupantes da edificação, as soluções empregadas nesses projetos devem manter-se íntegras, sem colapsar, para evitar obstáculos que dificultem o acesso de socorristas.
Em certos projetos existem dúvidas sobre a necessidade de absorção sonora ou de isolamento acústico. O primeiro quesito é indispensável em escolas, igrejas, escritórios e centrais de call center, pois garante que os ruídos internos não interfiram no bem-estar das pessoas nos arredores. Para atingir esse objetivo são usados produtos que absorvem até 100% do som, como as ilhas acústicas, os baffles e os murais acústicos. Por outro lado, o isolamento é importante em igrejas, cinemas e casas de shows, evitando que ruídos externos prejudiquem as atividades e vice-versa. O isolamento depende de todos os elementos construtivos (paredes, portas, janelas e coberturas), sendo que os forros ocupam posição de destaque. Nesse cenário, alguns sistemas modulados têm níveis de atenuação que chegam a 44 dB.
Também é possível mesclar mais de uma solução para alcançar resultados ainda melhores. Foi o que aconteceu nas Salas de Empreendedorismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Elas permitem que as interações entre aluno e professor sejam diferentes se comparadas com as aulas tradicionais, com a discussão dos conteúdos acontecendo de maneira dinâmica e com espaço para turmas distintas trabalharem simultaneamente. “Um grupo pode realizar pesquisas, enquanto outro faz exposições e treina a oratória”, exemplifica Graziele Goes, arquiteta de Projetos Educacionais no Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Seria impossível oferecer essas inovações sem o adequado tratamento acústico. “No forro, empregamos o AMF TOPIQ® Sonic Element 1200x1200 mm atirantado na laje”, detalha o arquiteto Eduardo Whitaker, titular da EW Consultoria e Planejamento e responsável pelo projeto. A solução do tipo nuvem permitiu padronizar o pé-direito e contornar o emaranhado de vigas aparentes. Já as paredes receberam o revestimento em placa HERADESIGN® Superfine com 25 mm de espessura. “O material tinha que acompanhar as cores de cada sala e dos pufes. As placas usadas cumprem o papel acústico e resolvem as questões estéticas”, informa Whitaker.
O resultado cumpriu plenamente as expectativas de conforto acústico e inteligibilidade da fala em um ambiente excepcional. “As Salas de Empreendedorismo estão excelentes, opinião confirmada pelos professores e alunos, que ficam na expectativa de quando será a próxima aula”, conclui Goes.
A solução do tipo nuvem permitiu padronizar o pé-direito e contornar o emaranhado de vigas aparentes (Foto: Wilson Camargo/NTAI Mackenzie; Arquitetura: EW Arquitetura e Equipe Interna - Arquitetura Mackenzie) |
Termos mais buscados