Situado às margens do rio Pinheiros, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade de São Paulo, o Edifício Odebrecht foi inaugurado em 2013. Com projeto do escritório aflalo/gasperini arquitetos, o empreendimento foi concebido em uma área de pouco mais de 7 mil m².
Com o uso dos vidros SunGuard, um dos resultados práticos percebidos foi, justamente, no controle da entrada da luz (Foto: Daniel Ducci)
DESAFIO
Atender aos preceitos estipulados pela certificação Leed. Parte das intervenções considerou a fachada como elemento fundamental para a concepção do edifício, visto que algumas das necessidades eram tirar máximo proveito da iluminação natural, garantir retenção da irradiação solar e controlar a entrada de calor nos ambientes do escritório.
Outra questão importante estava no aspecto visual, já que o projeto visava a retratar na fachada a harmonia entre os vidros e as placas pré-moldadas de concreto empregados. De modo geral, o conjunto (vidros e placas pré-moldadas na fachada) deveria oferecer fácil manutenção, visto que o local em que o prédio está inserido tem muita poluição.
SOLUÇÃO
Para obter a eficiência energética desejada, o projeto recorreu aos vidros SunGuard – modelo AG 43 Clear – fornecidos pela empresa Guardian. Eles foram aplicados em conjunto com outros tipos de vidro laminado, proporcionando um contraste interessante – principalmente com a vegetação no entorno do edifício. No total, foram mais de 6 mil m² de vidros aplicados na fachada.
Com o uso dos vidros SunGuard, um dos resultados práticos percebidos foi, justamente, no controle da entrada da luz. As luminárias próximas das janelas são desligadas automaticamente, à medida que um sistema de células mede a iluminação absorvida no ambiente interno. Por equilibrar a temperatura, a solução também otimizou o uso de equipamentos de climatização.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
A linha de vidros SunGuard, da Guardian, possui 12 modelos que garantem, além do melhor aproveitamento da luz solar, economia de até 70% com energia elétrica gasta com ar-condicionado e iluminação artificial. Além disso, auxilia na obtenção da certificação Leed e protege a mobília contra os efeitos nocivos da radiação UV, garantindo também conforto térmico.
Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data: Início da obra: 2008 / Término: 2012
Escritório de arquitetura: aflalo/gasperini arquitetosFornecedor: GuardianProdutos: Vidros SunGuard
LEIA A MATÉRIA COMPLETA