Os generosos panos de vidro e os painéis de azulejos decorados com motivos geométricos – inspirados na obra do pintor Piet Mondrian – dão identidade ao edifício residencial Via Ômega. Projetado pela Dávila Arquitetura, o edifício tem 8,1 mil m² de área construída e oferece diferentes plantas baixas para os apartamentos. Entre lofts, unidades simples e unidades dúplex, as opções atendem a um variado leque de moradores e investidores.
Vidros SunGuard foram utilizados em toda a fachada envidraçada, especialmente nas áreas sociais dos apartamentos, suítes e lofts (Foto: Joana França)
O projeto tira proveito de uma arquitetura contemporânea ao mesmo tempo que valoriza a tradição modernista, reforçada por pilotis com pé-direito duplo e painéis de azulejos. Além disso, a esquadria modulada em alumínio intercala vidro e venezianas, fixas e móveis. Acompanha um projeto paisagístico simples, mas elegante, que se integra com harmonia ao lote.
DESAFIO
“A ampla área envidraçada sugeria um vidro que contribuísse para a economia de energia no edifício, a partir do controle da luz solar, dos raios ultravioletas (UV) e do calor. Além disso, deveria garantir uma transmissão de luz que não alterasse as cores da paisagem, favorecendo a integração interior e exterior”, relata Afonso Walace de Oliveira, arquiteto do escritório Dávilla Arquitetura. A partir desta demanda, buscamos um fornecedor com credibilidade no mercado, com um corpo técnico competente e estrutura capaz de fornecer um vidro com as especificações correspondentes aos desejados no projeto.
Os vidros contribuíram para a eficiência energética do edifício
(Foto: Joana França)
SOLUÇÃO
A solução encontrada foram os vidros SunGuard, comercializados pela Guardian. Eles foram utilizados em toda a fachada envidraçada, especialmente nas áreas sociais dos apartamentos, suítes e lofts.
As propriedades técnicas desses vidros garantiram bloqueio solar, filtrando a luminosidade e auxiliando na redução da radiação, além de contribuir para o controle de absorção de calor. Consequentemente, contribuíram de forma fundamental para a eficiência energética do edifício.
“Sugerimos a escolha da Guardian por ser uma marca reconhecida e por disponibilizar uma vasta opção de materiais que eram compatíveis com as necessidades do projeto – como de fato acabou acontecendo. Os resultados foram bastante satisfatórios, visto que, do ponto de vista funcional, os vidros conseguiram alcançar o bloqueio solar desejado com uma boa estética, o que muito contribuiu para a fachada do Via Ômega”, elogia Walace.
Fornecidos na cor verde, os vidros SunGuard não alteraram as tonalidades da paisagem, mas as valorizaram. Também se destacaram pela resistência, durabilidade e fácil manutenção.
“A Guardian prestou todo o atendimento técnico necessário, de modo que a especificação destes vidros se mostrou a mais adequada para este projeto. Os profissionais da empresa foram solícitos, objetivos e precisos em suas intervenções. Esse tipo de postura trouxe segurança e tranquilidade para o no desenrolar de todo o trabalho”, conclui o arquiteto da Dávila.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
A linha de vidros SunGuard, da Guardian, possui 12 modelos que garantem, além do melhor aproveitamento da luz solar, economia de até 70% com energia elétrica gasta com ar-condicionado e iluminação artificial. Auxilia na obtenção da certificação Leed. Protege a mobília contra os efeitos nocivos da radiação UV, garantindo também conforto térmico.
Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data: 2014
Escritório de arquitetura: Dávila ArquiteturaFornecedor: GuardianProdutos: Vidros SunGuard
LEIA A MATÉRIA COMPLETA