Um dos mais recentes marcos arquitetônicos e corporativos da cidade de São Paulo, o Edifício Landmark impressiona não somente pelo seu volume horizontal espelhado. A composição geométrica, com traços retos e em curvas, também destaca o empreendimento. Situado em um dos polos comerciais da cidade, a avenida Nações Unidas, o prédio tem projeto assinado pelo escritório Botti Rubin Arquitetos Associados, que ganhou o Prêmio Máster de Arquitetura Corporativa.
Os vidros de controle solar SunGuard, fornecidos pela Guardian, foram utilizados em todas as fachadas externas e no terraço da cobertura (Foto: Daniel Ducci)
Do ponto de vista construtivo, a torre foi concebida em um lote de 6,4 mil m². O programa com 13 pavimentos, cinco subsolos, térreo, cobertura e átrio gerou uma área construtiva que supera 53 mil m².
DESAFIO
O Edifício Landmark nasceu com uma proposta sustentável. Sistemas de automação foram pensados para otimizar o consumo energético, assim como unidades condensadoras com sistema de climatização individualizado por conjunto. Mas o grande desafio estava, evidentemente, na concepção da fachada.
Nesse caso, a escolha por vidros inteligentes, que promovessem boa performance no controle da entrada da luz solar, era determinante para o sucesso do projeto. Ao mesmo tempo, deveriam permitir flexibilidade para compor o jogo de traços retos e curvas idealizado para o edifício.
SOLUÇÃO
Os vidros de controle solar SunGuard, fornecidos pela Guardian, foram utilizados em todas as fachadas externas e no terraço da cobertura. Com tonalidade azul, eles entraram em perfeita harmonia com os outros elementos especificados no projeto, como pastilhas cerâmicas e peitoris.
Também foi possível alcançar bom desempenho energético, a partir do momento em que os vidros equilibraram a entrada da luz solar, refletindo diretamente no uso mais consciente da iluminação artificial e dos equipamentos de climatização. Além disso, os raios UV foram bloqueados, não causando problemas às pessoas nem ao mobiliário dos escritórios.
Disponibilizados em diferentes dimensões, os vidros SunGuard foram instalados em todo o prédio em aproximadamente 30 meses. Garantiram, ainda, cor uniforme, fácil manutenção e durabilidade.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
A linha de vidros SunGuard, da Guardian, possui 12 modelos que garantem, além do melhor aproveitamento da luz solar, economia de até 70% com energia elétrica gasta com ar-condicionado e iluminação artificial. Auxilia na obtenção da certificação Leed, protege a mobília contra os efeitos nocivos da radiação UV e garante conforto térmico à edificação.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA