|
Retrofit da Inteli contou com as nuvens Fiberwood da Ecophon (Foto: Maurício Moreno) |
Localizada dentro da Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), a Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) é uma faculdade de 11 mil m² (5 mil m² de campus e 6 mil m² de área verde).
O empreendimento passou por um processo de retrofi em 2022, que modernizou as instalações para aumentar a qualidade do ensino. O escritório Pitá Arquitetura foi o responsável pelo projeto arquitetônico, que ajudou na concepção de uma obra considerada um marco na educação brasileira.
A obra disruptiva
O complexo possui jardim com espelho d'água, que liga o refeitório ao edifício principal. Por sua vez, esse prédio conta com: biblioteca, laboratórios, ateliês de aula, auditório, salas de reunião, espaços de convivência e mais.
Um dos grandes focos do projeto, sem dúvida, abrangeu os ateliês. A proposta era criar salas com um design que reproduzisse a essência da pedagogia da Inteli: a metodologia ágil do ensino.
Com isso, as mesas dos professores foram dispostas em posições diferentes em cada sala, enquanto os alunos ocuparam mesas trapezoidais — quando unidas, permitem que todos os estudantes se vejam, sem perder a vista dos docentes e das paredes de projeção.
|
O design foi pensado para refletir a essência da pedagogia e metodologia ágil da Inteli (Foto: Maurício Moreno) |
O desafio: acústica x design
Exatamente por se tratar de um local de ensino, a acústica era outro elemento fundamental para o sucesso do projeto. Premissa básica: os alunos e professores deveriam se ouvir claramente e sem atrapalhar as salas em volta.
No entanto, os materiais utilizados não poderiam impactar no design da faculdade que visava a modularidade, conforme explica o arquiteto Antônio Neto, diretor do escritório Pitá Arquitetura.
“A modularidade era um tema importante quanto ao partido estético e funcional do espaço, sendo necessário agregar a qualidade acústica que também era um ponto fundamental em todos os ambientes”.
A solução encontrada
Após uma análise minuciosa, foram especificadas as Nuvens Ecophon Sonex Fiberwood, da Ecophon. O produto foi utilizado em todas as áreas da faculdade. Como a solução é atirantada ao teto, têm formatos diversos e possui ampla cartela de cores, foi fácil adequá-lo à estética da faculdade e garantir excelente conforto acústico.
“O Fiberwood foi utilizado nos espaços em que precisávamos atender a um grande nível de conforto acústico, com um excelente aspecto visual em toda a geometria disruptiva da qual tínhamos em nosso partido estético. Todos os volumes são extremamente livres e disruptivos, sendo que as nuvens eram um elemento importantíssimo”, conta o arquiteto.
|
As nuvens Fiberwood unem design versátil e alto conforto acústico (Foto: Maurício Moreno) |
Os resultados alcançados
A linha Fiberwood possui vários formatos, cores e sistemas de instalação (com perfis do tipo “T”), que permitiram criar ambientes únicos. Além disso, conferiram grande absorção sonora, ótimo controle da temperatura e segurança contra o fogo. Os produtos são classificados como II-A, d0 de acordo com a norma nacional NBR 16626 e a IT-10 (Instrução Técnica n° 10) do Corpo de Bombeiros do Estado de SP.
Com baixa emissão de VOCs, também garantiram proteção contra a ação de bactérias e fungos — devido à alta resistência contra a umidade.
Além da utilização no teto, a linha Fiberwood pode ser utilizada em paredes. Essa alternativa é uma ótima escolha para aumentar ainda mais a absorção sonora de salas de aula, escritórios e outros locais que precisam de divisão de espaço e privacidade, sem perder o conforto acústico.
FICHA DA OBRA
Local: São Paulo (SP)
Data de finalização: 2022
Projeto: Retrofit da sede da Inteli
Execução: Pitá Arquitetura
Fornecedor: Ecophon
Produto: Nuvens Ecophon Sonex Fiberwood