Os forros e revestimentos Nexacustic atenderam às necessidades acústicas do projeto (foto: Gabriel Castro)
O Studio Sol é uma empresa de tecnologia detentora dos sites Cifra Club, Letras.mus.br e Palco MP3. Localizada em Belo Horizonte (MG), a sede corporativa possui 500 m², sendo composta por: recepção, staffs (um coletivo e outro mais privativo), grande sala de reunião, sala de descompressão, além de cozinha e banheiros responsivos. O projeto é fruto da parceria entre os escritórios TODOS Arquitetura + Guto Requena.
DESAFIO
A acústica surgiu como uma das principais necessidades do projeto, uma vez que o escritório foi projetado com muitas áreas “quentes”, ou seja, locais onde as pessoas se reúnem para debater vários assuntos, como as pontas de mesa. Para minimizar os ruídos e não atrapalhar a concentração dos colaboradores, fez-se necessário utilizar materiais com alto poder de absorção sonora.
“O Studio Sol trabalha com a questão da música e conta com três grandes sites voltados a esse segmento. O desafio foi fazer um escritório que, além de bonito e funcional, tivesse a melhor paisagem sonora possível. Por isso, a acústica ganhou tanta atenção”, explica Fábio Mota, sócio-fundador e diretor-executivo da TODOS Arquitetura.
Os forros e revestimentos Nexacustic foram empregados como “módulos acústicos” (foto: Gabriel Castro)
SOLUÇÃO
A solução adotada pelos arquitetos foi desenvolver "módulos acústicos" com o produto da OWA Sonex. Trata-se do revestimento perfurado modelo Nexacustic 320. Assim, surgiram “nichos” projetados sob medida para garantir o perfeito encaixe nos perímetros cúbicos que formam a laje alveolada do escritório.
Os “módulos acústicos” também foram usados para disfarçar a
iluminação (foto: Gabriel Castro)
Esses módulos foram dispostos em alturas diferentes e se adensaram nos pontos onde os índices de ruídos são maiores, garantindo total controle acústico. Dessa forma, a topografia do teto simula uma “onda sonora”, proporcionando ritmo e movimento aos espaços.
Os módulos transcenderam a função acústica; também serviram para disfarçar a iluminação, a estrutura de sprinklers e os detectores de fumaça. "Conseguimos criar uma identidade: os módulos que têm iluminação são fechados com tela tencionada, enquanto os outros formam um ‘casulo’, um alvéolo acústico”, concluí Mota.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
O modelo perfurado Nexacustic 320 está disponível em diversos sistemas:
• Forro removível Nexacustic;
• Revestimento de paredes Nexacustic;
• Nuvens acústicas Nexacustic (ilhas suspensas em várias dimensões, destacadas da parede);
• Baffles Nexacustic (painéis verticais com material de absorção no miolo, em medidas e formatos variáveis).
A linha Nexacustic é versátil e ideal para aplicação em ambientes internos, tornando o ambiente mais acolhedor.
Destaca-se pelo design e elevado conforto acústico que proporciona aos projetos. Outro ponto forte desta linha é a segurança ao fogo: os produtos com MDF ignífugo atendem aos rigorosos requisitos do Corpo de Bombeiros e são classificados na classe IIA pela Instrução Técnica nº 10 CMAR e como Classe II-A-d0 segundo a nova norma NBR 16.626.
Além disso, é uma solução sustentável, pois utiliza matéria-prima proveniente de florestas renováveis. A Linha Nexacustic é composta por miolo de MDF e recebe acabamento em melamina, folha de madeira ou laqueado em diversas cores.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA